quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Governo paga inscrição de 5 mil alunos na UFS

As secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a da Educação (Seed), firmam nesta quarta-feira um termo de cooperação técnica que viabiliza o pagamento da taxa de inscrição dos 5 mil alunos do Pré-universitário para o vestibular 2011 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A iniciativa permitirá o repasse de R$ 250 mil em recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecep) para a Seed, que fará o encaminhamento junto à UFS.

A solenidade acontecerá no salão Atalaia do Centro de Convenções, às 19 horas, e contará com a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e dos alunos que fazem parte do curso pré-universitário da SEED. De acordo com a secretária da Inclusão Social, Maria Luci Silva, a iniciativa é um grande esforço do Governo para possibilitar a realização do sonho de muitos estudantes.


O Governo de Sergipe trabalha incessantemente para oferecer uma educação de qualidade a todos os cidadãos, independentemente da sua situação social. É nosso papel incluir os alunos e ofertar melhores condições para que os estudantes da rede pública estadual entrem na universidade, concluam o curso e possam ingressar com competência no mercado de trabalho, destacou a secretária, que também estará presente no evento.


Segundo a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/Seed), Maria Zelita Batista Brito, é fundamental para o Estado que todos possam oportunidade a todos os alunos matriculados no Pré-Universitário/SEED o direito de participar do processo seletivo promovido pela Universidade Federal de Sergipe.


O programa tem sido muito relevante para a grande ampliação das aprovações nos últimos vestibulares. Isto porque o curso adota uma metodologia ajustada aos conteúdos programáticos exigidos pelas instituições de ensino superior, além de oferecer uma série de simulados que permitem aos estudantes uma preparação mais adequada aos exames seletivos, especialmente da UFS, observou a professora.


O Banco do Estado de Sergipe (Banese) também é parceiro da iniciativa e vai premiar com um total de R$ 20 mil em cadernetas de poupança os 10 alunos do Pré-Universitário e os 10 alunos do Ensino Médio Regular que mais pontuarem no concurso vestibular 2011.

Aprovações - Em 2010, um total de 3.172 alunos da rede pública estadual de ensino foi aprovado nos concursos vestibulares. O número superou a quantidade de aprovados em 2009, quando 2.242 estudantes conquistaram o direito de estudar numa universidade.
Dos aprovados, 2.223 passaram no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e 949 em outras instituições de ensino superior. Depois de duas décadas, 18 alunos da rede estadual conquistaram uma vaga no curso de Medicina. Foram aprovados ainda na UFS, 15 alunos para o curso de Odontologia, 29 para o curso de Enfermagem e 26 para o curso de Direito.



Fonte: Jornal O dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online