sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Santa Rosa participa de projeto contra as drogas


Por Luiza Sampaio
O município de Santa Rosa de Lima, distante 40 km de Aracaju, buscou uma nova arma de combate às drogas e a violência, através da participação no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, desenvolvido pela Polícia Militar de Sergipe.
A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Assistência Social, preocupada com alto índice de criminalidade que assola o estado. “Somos um município pequeno, muito próximo da capital, onde a população em sua maioria é de baixa renda. Isso facilita que as drogas e a violência cheguem até nós”, acredita a secretária, Gilná Xavier.
“Hoje demos o primeiro passo com a apresentação do projeto à comunidade. Agora vamos organizar os próximos encontros para darmos continuidade aos trabalhos”, completa a secretária, que explica ainda que o Proerd visitará a população de Santa Rosa uma vez por semana, durante um trimestre letivo.
Segundo ela, o objetivo da administração municipal é de trabalhar com a prevenção. “Por isso chamamos o programa, pois ele trabalha com essa conscientização. Queremos mostrar aos nossos jovens que há outro caminho, outra possibilidade para o futuro deles”, revela Gilná.

Proerd – O programa desenvolvido pela Polícia Militar existe há nove anos e envolve professores, alunos, pais e comunidade, tanto em escolas públicas quanto em instituições particulares. O objetivo é ensinar mecanismos de segurança na prevenção às drogas e à violência aos adultos e jovens.
O curso é desenvolvido por instrutores-policiais militares, que conversam com os participantes sobre como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões dos dia-a-dia, resistir às pressões dos colegas e amigos, enfim, como seguir por outro caminho que não o das drogas.
O Proerd tem alcançado resultados extremamente positivos, principalmente nas famílias que participam do projeto, onde os pais relatam o despertar de um diálogo aberto e franco sobre a questão das drogas com seus filhos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online