A concretude para implantação do Hospital do Câncer em Sergipe parece estar mais próxima, na tarde da terça-feira, 8, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) deu um passo considerável ao entregar ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais de 150 mil assinaturas, colhidas nos 75 municípios do Estado. Na semana anterior o ministro garantiu a liberação do recurso orçamentário da ordem de R$ 18 milhões, que garantirá a primeira etapa do Hospital.
"A ideia ficou clara na maneira voluntária e solidária com a qual as pessoas se uniram, em todos os cantos do estado. Sergipe mostra ao país a necessidade em possuir um hospital especializado no atendimento ao paciente oncológico", informou Amorim que completou "forças políticas diferentes são capazes de se agregar em seu entorno e se colocarem acima de interesses individuais ou partidários", disse.
As presenças dos deputados federais André Moura (PSC-SE), Almeida Lima (PPS-SE), Laércio Oliveira (PR-SE), Valadares Filho (PSB-SE) e do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) dos deputados estaduais Antônio dos Santos (PSC-SE), Gilson Andrade (PTC-SE), Gilmar Carvalho (PR-SE) e Gorethi Reis (DEM-SE) e dos prefeitos Antônio Fonseca Dória (Poço Verde), Ailton Nascimento (São Francisco), César Mandarino (Itaporanga D´Ajuda), Jairton Santos (Cedro de São João), José Carlos Santos (Feira Nova), José Antônio Silva (Pedrinhas), Sarina Moreira (Malhador) deram força e mostra a conscientização das autoridades para essa implantação.
Em volta das autoridades o ministro foi solicito e ouviu o primeiro depoimento franqueado ao deputado Gilmar Carvalho. "Eu tenho certeza que o senhor não fará com que a edificação do Hospital do Câncer seja um pesadelo da sua história", disse Gilmar afirmando ainda que "a presidente Dilma e o ex-presidente Lula no campo da Saúde vem desempenhando um excelente trabalho, principalmente, com sua participação". Gilmar relatou ao ministro Padilha a integração entre os partidos, que no momento da entrega fizeram-se presentes "aqui observamos todos os partidos, inclusive o PT, participam desse movimento", disse Gilmar.
O secretário Adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, enalteceu o senador Eduardo Amorim pelo movimento. "Eduardo é um conhecedor dessa realidade em Sergipe e por isso faz justiça com essa mobilização. O Governo do Estado se compromete com a contrapartida, que segundo Viana, será um compromisso do Governo Marcelo Déda", informou.
O presidente da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), Petrônio Gomes, que representou a classe médica informou que o Hospital não irá atender apenas a população sergipana, como também, usuários de Alagoas, Bahia e Pernambuco.
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Irene Alves, destacou que "o Hospital não é só um desejo é um necessidade. Em nome dos quase 13.000 enfermeiros vinhemos solicitar esse pedido de urgência ao senhor", disse Alves.
O deputado federal André Moura lembrou as palavras do senador Amorim, ao se pronunciar ao ministro, "o pai é o sofrimento e a mãe é a necessidade. Essas assinaturas representam um anseio de mais de 60 anos na saúde sergipana. Apesar dos profissionais abnegados do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências a demanda não é suportável.
"Posso passar um depoimento próximo a mim. Na minha família tenho duas pessoas que foram vítimas dessa doença terrível, que quando não é adequadamente curada a pessoa não consegue sobreviver", lamentou Valadares que se comprometeu em manter a bancada unida para alocar novos recursos em união com Amorim para as próximas etapas do Hospital do Câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário