Uma das prioridades da administração municipal de Maruim é incentivar a agricultura familiar e a preservação do meio ambiente. Através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente estão sendo promovidos alguns eventos com o objetivo de mostrar à população a necessidade de buscar meios para garantir a qualidade de vida.
Depois de por ordem na casa, uma das primeiras ações desta secretaria foi a criação da Farmácia Verde, que disponibiliza à população, de forma gratuita, ervas medicinais e plantas místicas. O intuito é repassar a ideia de que “o natural só faz bem”. No mês de março, outro evento também foi realizado com o objetivo de garantir a sustentabilidade, que foi a “1ª Mostra Águas em Maruim”, que teve como tema a água e seu consumo sustentável.
“Este evento foi realizado em contribuição para lembrar o Dia Mundial da Água (22 de março), e foi um sucesso, já que conseguimos mobilizar cerca de 250 pessoas, entre alunos das redes pública e particular de ensino, representantes das igrejas, associações de bairros e de pescadores. Eles assistiram atentamente palestras importantes, que, com certeza, vão mudar a forma de utilização da água”, relatou o secretário de Agricultura, José Antônio Bonfim.
“Quanto às ações que englobam a agricultura familiar, podemos destacar a distribuição de sementes aos agricultores locais, que teve início no mês de abril, beneficiando cerca de 100 famílias. Foram distribuídos mil kg de sementes de milho e feijão na sede e nos povoados”, acrescentou Bonfim.
Outra realidade bastante significativa foi a compra simultânea de néctar de laranja, produzido na cidade de Santa Luzia do Itanhi. “Nesta compra a nossa pretensão é enriquecer a alimentação escolar com produtos naturais. Para isso, foram adquiridos 3.247 litros de suco”, informa o secretário.
Nesta trajetória ao longo destes meses, os gestores ambientais não foram esquecidos. No mês passado, foi realizada a 1ª etapa da capacitação de gestores ambientais, executada através do Programa Nacional de Capacitação dos Gestores Ambientais, do Governo Federal.
“Ainda com relação ao meio ambiente, realizamos em junho a 1ª Semana do Meio Ambiente, que proporcionou reflexões e lançou desafios para uma cidade sustentável”, completou Antônio Bonfim. De acordo com ele, outras ações ainda serão realizadas ao longo deste segundo semestre.
Fonte: cinform
Nenhum comentário:
Postar um comentário