Uma das prioridades da administração local é incentivar a produção agrícola. Através da secretaria municipal de agricultura, estão sendo promovidos investimentos com o objetivo de fomentar a agricultura familiar no município na intenção de aumentar a renda das famílias que vivem da agricultura.
O município de Malhador localizado no agreste sergipano, apresenta condições favoráveis para diversas monoculturas como inhame, batata, macaxeira, banana, mandioca, melancia, feijão, amendoim, milho entre outras plantações.
Devido ao potencial agrícola e também por conta de sua localização geográfica, Malhador é conhecido em todo estado como a terra do inhame, entretanto no passado não existia no município a secretaria de agricultura, os produtores locais recorriam ao sindicato dos trabalhadores rurais e a EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe), para viabilização de projetos agrícolas.
Tendo em vista esse aspecto particular, a prefeitura de Malhador criou em 2009, a secretaria municipal de agricultura para auxiliar os produtores rurais do município, através da distribuição de sementes selecionadas em parceria com a EMDAGRO, e a Hidroplan, projetos de financiamento de pequeno e médio porte para investimento na propriedade e também na agropecuária.
O secretário Izaias Soares, quando assumiu o cargo, firmou algumas parcerias, entre elas com o BNB (Banco do Nordeste) e a Hidroplan, empresa prestadora de serviços de de consultoria ambienta.
Segundo Izaias, com essas parcerias, a secretaria conseguiu a doações de computadores, fax, mesas e cadeiras para desenvolver as atividades.
Izaias relata que já conseguiu para o plantio, 23 toneladas de sementes entre feijão e milho e duas mil mudas de laranjas em parceria com a Emdagro. Outra conquista importante ocorreu em conjunto com agentes financeiros, quando na ocasião consegui recursos acima de R$ 2 milhões de reais exclusivos para Malhador. O dinheiro adquirido é para ajudar ao agricultor local em suas atividades no custeio e investimento na propriedade, ressaltando, que o dinheiro é aplicado de forma individual.
Ainda de acordo com o Isaias, a secretaria faz o processo de orientação, encaminhamento do projeto até o banco, o produtor fica apenas aguardando o dia marcado para buscar o dinheiro, além desse serviço, conseguiu junto ao BNB, o atendimento na sede da secretaria as terças-feiras, a partir das 9 h da manhã, onde o banco cadastra, negocia direto com o produtor e faz o pagamento de boleto bancário.
Para 2011, a secretaria municipal de agricultura estuda a elaboração de um projeto alternativo para a melhoria da agricultura tanto no mercado quanto na produção com a finalidade de aumentar a renda do produtor rural.
Ed Carlos Dias de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário