No próximo dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para celebrar a data, a Prefeitura de Riachuelo, distante 31 km da capital, através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a I Semana da Saúde, evento que irá trabalhar assuntos que acometem todas as classes sociais, além de oferecer atendimento médico à população.
“Saúde não é apenas não estar doente. É ter uma boa higiene, uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos, dormir bem. Nosso evento tem o objetivo de prevenir, alertar as pessoas sobre os principais problemas da saúde pública” explica a secretária de Saúde, Clesia Maria de Azevedo,
A Semana da Saúde foi aberta com a palestra do gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Dr. Almir Santana, que falou para os jovens riachuelenses sobre gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.
De uma forma descontraída e brincalhona, o médico chamou a atenção dos jovens para o grande número de adolescentes grávidas no município. “Vocês precisam usar camisinha pessoal”, alertou Almir, completando ainda. “A gravidez sem planejamento traz com ela a falta de preparo das mães e a evasão escolar. Isso é um problema muito sério”, destacou.
O médico demonstrou ainda como se usa as camisinhas masculina e feminina, momento que despertou muita curiosidade dos participantes da palestra. “A camisinha é a nossa principal arma contra as doenças sexualmente transmissíveis, por isso, vamos usá-las sem medo de se prevenir”, frisou.
Programação - A I Semana da Saúde de Riachuelo continua até o próximo sábado, 9, com programação diária. Amanhã, 6, será o dia dedicado aos idosos, com a palestra sobre hipertensão e diabetes, ministrada pela enfermeira Jackeline.
Na quinta-feira, 7, o tema será alimentação e conservação, em uma palestra ministrada por um técnico da Vigilância Sanitária, que será voltada principalmente para os profissionais que lidam com alimentos, como merendeiras e donos de lanchonetes e restaurantes.
No dia seguinte o atendimento nos postos de saúde será reforçado. A Semana da Saúde se encerra com o dia ‘D’, no sábado, 9, onde os principais atendimentos e exames serão realizados na população. Vacinação, consulta ginecológica, exames de lâmina, mama e colposcopia, verificação da pressão, exame de diabetes e atendimento odontológico.
Luiza Sampaio, empauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário