domingo, 24 de abril de 2011

Transporte escolar beneficia universitários de Malhador

Transporte escolar é um serviço público prestado em todo país pelas secretarias municipais e estaduais de educação. Através dele que muitos alunos residentes em regiões distantes são transportados até as respectivas unidades de ensino.

No município de Malhador como em qualquer outra cidade desse país, esse serviço é ofertado aos estudantes da rede municipal e estadual. Além desses alunos a classe universitária, também é beneficiada com o transporte escolar que os conduzem aos respectivos campi.

O trabalho desenvolvido pela secretaria municipal de educação em prol da classe acadêmica recebeu de alguns universitários o reconhecimento, através de um texto publicado na coluna de Diogo Rafael no site Malhador.com, no qual expressam à gratidão dos acadêmicos de Malhador em utilizar um ônibus para transportá-los até as universidades com conforte, segurança e qualidade, a custo zero.

Logo abaixo, publicamos o texto na integra produzido pelos acadêmicos de Malhador, em agradecimento ao trabalho realizado por Odiler Rezende, secretário municipal de educação e da prefeita Sarina Faro.


Transporte Escolar: Uma Realidade Palpável

TEXTO IDEALIZADO POR: ROBISON LINO DOS SANTOS, ALUNO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFS.

E ASSINADO POR:

CÉZAR TELES DE PADILHA ? ESTUDANTE DE FÍSICA DA UFS
GELDA LINO TELES DE PADILHA ? ESTUDANTE DO PRÉ SEED
ELDA TAVARES - ESTUDANTE DO PRÉ SEED
EMÍLIA DOS SANTOS ? ESTUDANTE DO PRÉ SEED
MANOEL MESSIAS DOS SANTOS ? ESTUDANTE DO PRÉ SEED
CHEILA TELES DE PADILHA ? ESTUDANTE DE QUÍMICA DA UFS
ALINE NERY ? ESTUDANTE DE QUÍMICA DA UFS

Nos últimos dez anos, nosso país vem experimentando profundas mudanças no campo da educação, seja na valorização do magistério, seja no aumento do número de vagas e principalmente na expansão do ensino público superior. Falando especificamente do ensino superior, todos os estados da federação foram atingidos por esta medida tão benéfica implementada pelo governo federal, mais precisamente o Governo Lula. Todo esse conjunto de melhorias no ensino tem representado em nosso país um relevante incremento da mão de obra altamente qualificada e um aumento do número de pesquisas nas mais diversas áreas, proporcionando o desenvolvimento do País, além de levar a auto-estima da população brasileira em geral.

Todo este investimento feito pelo governo federal através da expansão das universidades aumentou consideravelmente o número de alunos nos quatro cantos do nosso grande Brasil. Agora, as pessoas das áreas mais longínquas e inimagináveis, sentem o desejo e a possibilidade de cursar uma faculdade e desfrutar das beneficies do mundo acadêmico. Mundo este, que até pouco tempo atrás fazia parte apenas do imaginário da grande maioria dos jovens brasileiros, principalmente dos mais carentes.

Com o aumento de vagas nas universidades públicas, houve a necessidade de um compromisso maior dos gestores municipais para com esta nova demanda. Falo aqui no tocante ao transporte escolar, um serviço indispensável para todos nós que precisamos nos deslocar até a universidade e não temos a mínima condição de custear as despesas com o nosso translado até a universidade.

Falando especificamente da realidade sergipana e mais precisamente da região agreste do estado, se faz necessário tecer alguns comentários bastante pertinentes no que concerne o transporte escolar para universitários, pré-vestibulandos e cursos técnicos. Esta região teve o privilégio de ser agraciada com um campus universitário localizado no município de Itabaiana, extensão da Universidade Federal de Sergipe, motivo para todos nós e para mim particularmente de muita euforia e de muito orgulho, já que agora o conhecimento bate a nossa porta e nos convida a mergulhar nas águas profundas do conhecimento. Mas, todo esse entusiasmo aos poucos foi se tornando motivo de muita preocupação para nós e em alguns casos de muita decepção. Agora que a universidade está perto de todos os municípios do agreste, esperava-se que estes disponibilizassem o transporte escolar para os alunos, mas, não foi isso que aconteceu, pelo menos para os estudantes do turno vespertino de quase todos os municípios do agreste.

Numa região de população humilde financeiramente falando, o transporte escolar pode fazer toda diferença. Neste sentido, eu particularmente e todos os alunos de Malhador temos muito o que comemorar, pois a Secretaria de Educação deste município tem dispensado um apoio irrestrito a todos nós universitários, pré-vestibulandos e alunos de cursos técnicos, no tocante ao transporte escolar.

Quero salientar que, sem esta política educacional adotada pela Secretaria de Educação de Malhador, política esta jamais vista em nosso município ou pelo menos com tamanha amplitude, eu jamais conseguiria cursar esta faculdade, pois eu não poderia jamais arcar com o meu deslocamento diário até Itabaiana. Acredito que esta situação não seja exclusividade minha, pois muitos alunos principalmente do Povoado Palmeiras compartilham esta mesma situação.

Hoje, sinto orgulho em ver várias pessoas de todo o nosso município transporem as barreiras do anonimato e poderem usufruir daquilo que tem se tornado cada vez mais primordial na vida dos nossos jovens, a continuação dos estudos após o ensino médio. A Secretaria de Educação de Malhador é atualmente a única em todo agreste a oferecer transporte gratuito para os universitários no turno vespertino, e não só para os universitários, também estão tendo acesso ao transporte alunos dos pré-vestibulares e de cursos técnicos. Com a criação da linha que se inicia no Povoado Palmeiras, vários alunos aqui do nosso povoado tem buscado estudar à tarde em Itabaiana.

Paralelo a este apoio disponibilizado pela Secretaria de Educação do nosso município aos estudantes de cursos os mais diversos e aos universitários, também tem sido dispensado apoio aos alunos que necessitam de transporte para se deslocarem a Aracaju, Itabaiana ou a qualquer outro município do nosso estado para prestarem vestibulares, Enem, concursos públicos ou qualquer outra atividade inerente a educação.

O reflexo de todo este apoio ofertado pela Secretaria de Educação de Malhador, tem sido observado nos números crescentes a cada ano, principalmente de alunos que conseguem aprovação nos vestibulares, motivo de muito orgulho para nós que fazemos parte desta terra tão maravilhosa.

Quero também aqui externar o meu lamento e a minha indignação pela situação por qual vem passando colegas de outros municípios do agreste. Casos como o dos alunos de Moita Bonita, de Ribeirópolis, de Frei Paulo, Campo do Brito além de outros, onde os alunos que estudam na universidade á tarde não têm tido apoio da sua respectiva Secretaria de Educação em relação ao transporte escolar. Em alguns desses municípios, a secretaria retirou a ajuda financeira que disponibilizava para pagar parte do custo com o transporte até a universidade. Devido a esta situação, alguns alunos têm buscado resolver o problema da forma mais prejudicial para o andamento do seu curso, estes têm diminuído o número de disciplinas por período, afim de diminuir o número de dias de aula por semana e consequentemente diminuir o valor gasto com o transporte escolar.

Mas, a situação que mais me causou revolta foi a do meu colega de turma, Gilmar, do município de Carira, ele foi obrigado a suspender o curso, o qual vinha cursando com extrema competência, por não poder pagar as despesas com o transporte. Lá, a Secretaria de Educação também suspendeu a ajuda financeira que disponibilizava mensalmente, deixando muitos alunos em situação desesperadora. Assim como eu, todos os seus colegas de turma têm lamentado a situação e sentido muito a sua falta.

Vale ressaltar, que nenhum município é obrigado por lei a fornecer transporte escolar para o ensino superior, mas, em uma época onde a educação é bandeira levantada por todos, inclusive durante campanhas políticas, espera-se que a educação não permaneça somente nos discursos, mas se materialize através de ações concretas de apoio aos estudantes, uma vez que muitos municípios já disponibilizam o transporte à noite. Então por que não disponibilizar também o transporte durante à tarde.

A disponibilização do transporte para os universitários pelos municípios, se traduz como uma contrapartida a todo o esforço feito pelo Governo Federal em trazer para junto de nós a universidade. Uma vez instalado o campus universitário, cabe as secretarias municipais de educação fornecer a seus munícipes o transporte até ela.

Além de trazer para junto de nós a universidade, o Governo Federal também tem facilitado o acesso a compra de ônibus escolares, exigindo uma contrapartida financeira insignificante acessível a todos os municípios. Foi o que aconteceu aqui em Malhador. Com a aquisição destes ônibus ( três no total até agora), a Secretaria de Educação do município conseguiu atender a demanda dos estudantes do turno vespertino e melhorar consideravelmente a qualidade do transporte ofertado no turno noturno para Itabaiana, que diga-se de passagem tem aumentado não só em quantidade, mas, principalmente em qualidade. Já que, outrora o transporte escolar para Itabaiana era de má qualidade e em número insuficiente.

Mas, para nossa alegria e satisfação a realidade acima descrita faz parte do passado, hoje, nós podemos planejar e executar nossa trajetória estudantil com uma preocupação a menos, o transporte escolar público e gratuito, condição indispensável para nós estudantes pobres buscarmos nossas conquistas educacionais.

Em suma, me parece que a Secretaria de Educação tem estado em consonância com o Ministério da Educação, disponibilizando para nós todo um apoio em grande parte daquilo que nós temos reivindicado, agindo praticamente como parceira de nós universitários e por extensão também parceira da universidade. Todo esse apoio não só aos universitários, mas a todos os alunos que de se deslocam de nosso município principalmente para Itabaiana, tem sido alvo de nossos agradecimentos.

Em nome de todos os estudantes dos turnos vespertinos e noturno, obrigado!

Fonte: http://malhador.com/blogs.asp?Pg=blog&Id=31&Pub=85

Ed Carlos Dias de Souza, Ascom PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online