terça-feira, 17 de maio de 2011

Amendoim de SE é apreciado por turistas

JornaldaCidade.Net

O amendoim sergipano é um dos petiscos que não pode faltar em qualquer mesa de bar ou em festa caseiras. Bastante apreciado por sergipano e tursitas que aqui visitam, o alimento além de saboroso, reduz a produção de colesterol ruim no sistema sanguíneo, além disso contém carboidratos, sais minerais e vitaminas, constituindo-se num alimento altamente energético (585 calorias/100 g/sementes), segundo especialistas. O problema é que você começa a comer, e não para mais.

Encontrado com facilidade nos mercados centrais de Aracaju, o amendoim é bem mais procurado durante os festejos juninos, sendo um dos itens alimentícios mais consumidos. De acordo com Maria Adeláide, o amendoim de Sergipano é diferente dos outros comercializados em outros Estados. "Venho a Aracaju visitar os parentes e sempre que venho levo amendoim para casa. O sabor é diferente, salgado no ponto, uma delícia. Irresistivel comer só um. Você como que nem ver o tempo passar e se for acompanhado de uma bebida bem gelada e de amigos, fica melhor ainda", comenta a turista que reside em Natal.




O engenheiro Carlos Eduardo também não dispensa o alimento. "Sempre que vamos fazer a feira aos sábados, o amendoim é um dos itens da lista. Agrada toda família, principalmente patentes que estão por aqui passando férias, disse ele.

De acordo com o comerciante José Eduardo Santos, que trabalha há mais de 10 anos comercializando amendoim e castanhas no Mercado Thales Ferraz, o amendoim é bastante vendido durante todo aono, mas as vendas para os festejos juninos só deve começar no próximo mês. "Não posso reclamar das vendas, é sempre bem procurado, mas espero vender bastante durante os festejos. A procura deve começar quando as escolas e festas particulares começarem", disse confiante o comerciantes.

Amendoim. Foto: Equipe JC.Net.
O sabor agradável torna o amendoim um produto que pode ser consumidos de diversas formas e na industria de doces. Consumido também ao natural como aperitivos salgados, torrados e preparado de diversas formas, como grãos inteiros com diversas coberturas ou grãos moídos na forma de paçocas ou substituindo a castanha de caju em cobertura de sorvetes. Além do consumo "in natura", os grãos também podem ser utilizados para extração do óleo,e mpregado diretamente na alimentação humana, na industria de conservas (enlatado) e em produtos medicinais. Em Sergipe, o município de Itabaiana, distante 58 quilômetros da capital,  é o maior produtor no Estado.

Karina Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online