Reivindicar a distribuição dos recursos para os municípios, de maneira que todos possam administrar sem a diminuição nos repasses das verbas, é uma das prioridades da XIV Marcha dos Municípios a Brasília.
A prefeita de Malhador Sarina Faro, confirmou sua participação na Marcha com o intuito de conseguir mais recursos ao município, para que obras, reformas e projetos possam ser colocados em prática melhorando a qualidade de vida da população.
O evento acontece de 10 a 12 de maio em Brasília, onde prefeitos de todo o Brasil terão a oportunidade de expor a presidenta Dilma Roussef, várias reivindicações entre elas a Emenda 29, que define melhor a distribuição dos recursos para a saúde, os restos a pagar do governo federal referente aos anos de 2007 a 2009, além do veto do presidente Lula ao projeto que distribuiu os recursos do Pré-Sal com os municípios de acordo com o número de habitantes.
Segundo a FAMES (Federação dos Municípios de Sergipe), a situação dos cofres das prefeituras na maioria dos municípios sergipanos é preocupante devido à queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Ainda de acordo com a FAMESE, os prefeitos que possuem obras com recursos federais precisam agilidade para conseguir a liberação, de modo que para fazer uma obra é preciso ter o projeto, que custa, em média, 5% do valor da construção.
Em Sergipe, existem municípios que não dispõem de R$ 100 mil, R$ 200 mil para pagar o projeto, por conta disso perdem os recursos. A FAMES vai sugerir que os convênios já estabeleçam um valor também para os projetos, o que irá facilitar a vida dos municípios.
Ed Carlos Dias de Souza, com informações da FAMES
Ascom PMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário