Capacitar o agente comunitário de saúde para enfrentar as diversas situações em sua área de trabalho, é qualificá-lo cada vez mais, para que o bem estar da comunidade e a saúde pública municipal sejam mantidos sob controle, auxiliando o poder público no direcionamento de políticas voltadas a redução de danos.
A prefeitura de Malhador, através da secretaria municipal de saúde, esta oferecendo aos agentes de saúde do município, curso de capacitação sobre álcool e outras drogas, com enfoque no CRACK, no intuito de transmitir ao participante, formas e maneiras de abordagens aos usuários de drogas e suas respectivas famílias.
A capacitação começou na segunda-feira (16) com término na quarta-feira (18) de Maio, na Clínica de Saúde da Família tendo a participação de assistentes sociais especializadas em redução de danos. O curso é um programa do governo do Estado em combate ao CRACK, cujo cronograma da capacitação apresenta estudos de caso, políticas públicas no combate as drogas e redução de danos, além de dinâmicas, abordagens e linha de cuidado ao dependente químico.
Para a assistente social Adeilza Santos, a importância dessa capacitação é a transmissão do conhecimento para os agentes de saúde, para que sejam utilizados em seu local de atuação, a fim de proporcionar resultados positivos, porque a droga é um tema atual, debatido pela mídia e a sociedade precisa de esclarecimentos, uma vez que o agente de saúde é o elo de ligação do poder público com a sociedade.
Segundo Diana Almeida, da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS), o agente de saúde é quem conhece a população, por isso o seu papel junto à comunidade é de orientar a pessoa usuária de drogas a procurar o serviço de saúde para que o indivíduo consiga se livrar da dependência química.
Conforme o agente comunitário de saúde Valdiclei Ricardo, o curso de capacitação é muito importante para os agentes de saúde por transmitir conhecimento que posteriormente serão aplicados, visto que serão passadas as informações para o usuário de drogas, a família e a sociedade em geral.
Vale ressaltar que os famíliares que estão passando por dificuldades em relação às drogas, podem procurar ajuda em órgãos públicos voltados a assistência social como CRAES e postos de saúde onde um profissional qualificado esta a disposição para acompanhar o tratamento do paciente.
Ed Carlos Dias de Souza.
Ascom PMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário