sábado, 25 de junho de 2011

Escolas da rede municipal de Malhador comemoraram os festejos juninos

Comemorar os festejos juninos, tendo em vista uma sociedade globalizada, na qual algumas pessoas se deixam seduzir facilmente por culturas contemporâneas oriundas da indústria cultural, além de difundidas pelos meios de comunicação de massa, é valorizar a cultura e a tradição nordestina.



 No município de Malhador, região do agreste de Sergipe distante a 49 km da capital Aracaju, a Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 21,22 e 23 de Junho os festejos juninos nas escolas municipais com o intuito de valorizar a cultura local, como também as tradições nordestinas.

Durante os três dias, os alunos realizaram várias apresentações, dentre quadrilhas juninas, reisado, peças teatrais, grupos de dança, além de competições como o tradicional Pau de Sebo e o melhor casal dançarino de forró ao som de um Trio Pé de Serra.



Diversas barracas com comidas típicas, também fizeram parte dos festejos, nelas o público em geral degustou de pamonhas, pés de moleque, mungunzá, canjica, cocada, arroz doce, milho cozido, amendoim, bolos e bebidas típicas.

Para Odiler Rezende, Secretário Municipal de Educação, as comemorações dos festejos juninos são tradicionais na cultura nordestina, por conta desse fator preponderante, as escolas desempenham funções primordiais de integração cultural na comunidade, através de alunos, professores e demais funcionários da educação disseminando a cultura do nordeste junto à sociedade.

Conforme a prefeita de Malhador, Sarina Faro, comemorar nas escolas o ciclo junino, é uma maneira de valorizar a cultura perante a população interagindo com os jovens, para que os mesmos mantenham vivas as raízes da tradição junina, a fim de que repassem para as futuras gerações essa riqueza cultural.

Ed Carlos,
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online