sábado, 18 de junho de 2011

Malhador vacina crianças contra poliomielite

No município de Malhador, 49 km de Aracaju, a prefeitura municipal realizou através da secretaria de saúde, mais uma campanha de vacinação, dessa vez contra a poliomielite, na qual crianças menores de cinco anos receberam a vacina.

Vacinação da Poliomielite Vacinação da Poliomielite Vacinação da Poliomielite
Vacinação da Poliomielite

Em todo o país, sábado (18) de junho foi o Dia de Mobilização Nacional contra a pólio. Informados sobre a campanha, centenas de pessoas levaram seus filhos ao posto de saúde, a fim de prevenir os mesmos contra a doença que, é causada por um enterovírus, denominada poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3).

A poliomielite é mais comum em crianças provocando a paralisia infantil, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus (selvagem) pode ocorrer de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, que no geral ocorre em lugares onde crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, ficam expostas as inadequadas condições tanto de higiene, quanto sanitárias. Outra forma de disseminação do poliovírus acontece através da contaminação fecal de água e alimentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a meta estabelecida foi de imunizar mais de 80% da população infantil do município, por isso todos os postos estavam abastecidos com a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

Vale ressaltar que a campanha começou dia 13, sendo que a primeira fase segue até o dia 22 de julho, dando seqüência a segunda etapa de vacinação a partir do dia 13 de agosto.

Ed Carlos
Assessor de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online