sexta-feira, 3 de junho de 2011

Servidores de Umbaúba irão adotar práticas ecologicamente corretas

O primeiro passo para implementação das boas práticas de responsabilidade ambiental entre os servidores da Prefeitura de Umbaúba foi dado nesta quinta-feira, 2. Em uma palestra realizada no espaço do Pré-SEED, a técnica de educação ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Patrícia Souza, explicou como o uso racional do bem público e dos recursos naturais podem garantir mais qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. “A implantação da Agenda Ambiental nada mais é do que buscar equilíbrio na produção de resíduos, no comportamento e nas emoções do homem”, ressaltou.


A idéia é conscientizar os servidores da importância de uma gestão socioambiental sustentável, que pode reduzir resíduos, racionalizar o uso dos recursos naturais e assim, economizar nos custos da administração.

A Agenda Ambiental já é uma realidade na administração Estadual de Sergipe, sendo um sucesso na Controladoria-Geral do Estado, onde todos os servidores estão envolvidos em reduzir o consumo e evitar o desperdício.

A assessora técnica Wilma Machado apresentou o trabalho desenvolvido no órgão. “Depois de um trabalho de educação com os servidores, hoje fico feliz quando vejo as pessoas chegando com várias sacolas de material reciclável de casa para depositar nos pontos de coleta da Controladoria. É muito pouco, mas é importante, porque estamos fazendo a nossa parte”, destaca.

Dicas e regras

Os servidores de Umbaúba deverão implementar as dicas e regras repassadas pela SEMARH nos locais de trabalho, com o intuito de dar bom exemplo na preservação do meio ambiente e ajudando na economia de água, luz, telefone. “Também vamos instalar um posto de coleta de bateria, pilha, plástico e papel na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que a comunidade possa participar dessa iniciativa”, explicou a secretária Cláudia Ávila.

A professora Ginalva da Cruz apoiou a ideia. “A gente acha que o problema da poluição do meio ambiente é só das fábricas, mas não custa nada se conscientizar para podermos fazer a nossa parte e ajudar na preservação da natureza”.

 Daniel Souza - Ascom/ P. de Umbaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online