terça-feira, 28 de junho de 2011

Quando a Prioridade é Educação

O termômetro que mede se um governo prioriza a Educação é a forma como ele se relaciona com os professores. Quando um Prefeito e o Secretário da Educação não respeita os professores, não dialoga com a categoria não aplica as leis que cobre os seus direitos, vê-se que a Educação não é prioridade.

Mas quando o Prefeito e o Secretário da Educação respeita os professores, dialoga com a categoria e aplica as leis que cobrem os seus direitos há aí uma demonstração clara que a Educação é prioridade. Isso porque o professor é o guia que orienta nossas crianças e jovens a trilharem da melhor maneira o caminho da cidadania e da qualidicação profissional.

Quando assumimos a pasta da educação, encontramos o Plano de Carreira do Magistério no congelador. O plano de Carreira aqui de Malhador, foi criado e transformado em Lei no ano de 2003 e logo após a sua criação ele foi posto na geladeira. Nós tiramos a plano do congelador e o colocamos na pauta do dia.

Dessa forma, atualizamos as gratificações dos professores que estavam congelados havia sete anos: mudança de nível, Letra, Quinquênio, Triênio etc., corrigindo todas as distorções. Com a Lei do Piso Salarial passamos a aplicá-lo na sua íntegra. Além disso, passamos a valorizar os professores também no âmbito da sua formação promovendo, cursos e palestras com a presença de intelectuais renomados. São quase três anos de gestão sem greve da categoria no nosso município.

Porém, isso não significa que resolvemos ou que iremos resolver todos os problemas existentes na Educação municipal. Ainda há muito o que fazer. No entanto, podemos constatar que houve avanços importantes na busca incessante de atingir a plena qualidade da Educação, pois, nossa gestão, ao tratar os professores com a devida atenção e respeito está dando sinais claros de que Educação em Malhador é prioridade!

Por Odiler Rezende, Secretário Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online