Vários funcionários procuraram o Sepumi, sindicato dos servidores públicos municipais de Itabaiana, para reclamar que não receberam o 13º e o pagamento do mês de Dezembro, que deveria ser aplicado até o quinto dia útil do mês.
Segundo o presidente do sindicato, Bráulio, apenas algumas secretarias receberam o 13º salário, e outras ainda estão com pendência de pagamento, mesmo existindo uma lei federal que obriga todos os servidores a receberem até o dia 20 de dezembro.
Outro fator que continua atrapalhando os servidores públicos é a inconstância do dia do pagamento dos salários mensais. O que deveria ser pago até o quinto dia útil de cada mês, acaba sendo pago vários dias depois ou até meses, o que compromete as finanças da família, com atraso de cartões, aluguel, água, luz, provocando juros excessivos.
Toda essa incapacidade administrativa de gerir as finanças municipais da atual gestão tem provocado a ira dos servidores e de grande parte do comércio local, que sofre consequências de um efeito dominó, já que sem dinheiro o consumidor desaparece e não quita suas dívidas, aumentando a inadimplência e diminuindo o faturamento.
Nessa sexta-feira o Sepumi irá reunir os servidores que estão se sentindo prejudicados e preparar um laudo para procurar o Ministério Público, no intuito de não ver se repetir o que aconteceu em outras gestões do mesmo prefeito, quando vários meses de salários foram atrasados.
Fonte: ITNET
Nenhum comentário:
Postar um comentário