segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

População de Umbaúba se reúne para a primeira Consocial de 2012

O município de Umbaúba, distante 98 km da capital sergipana, deu início nesta sexta-feira, 13, à maratona de realizações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Sergipe (Consocial) de 2012. Com o tema 'A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública', a Conferência reuniu cerca de 160 membros do poder público, de conselhos de políticas públicas e da sociedade civil para finalizar as Conferências na região sul do Estado.
Recebido pela canção 'Aquarela', da autoria de Toquinho, e entoada por crianças do projeto municipal 'Mãos que fazem', o Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), esteve na Consocial de Umbaúba e levou relevantes informações – sobre a importância do evento, metodologia, dentre outras - que contribuíram para o andamento dos trabalhos.
Após as orientações, os umbaubenses separaram-se em grupos para elaborar e priorizar 20 propostas que refletem os principais anseios da população local e que serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, em Aracaju. Posteriormente, foram eleitos os 12 delegados que também representarão o município na Consocial/Sergipe.
Segundo o prefeito municipal, Anderson Farias, a Consocial vem reforçar ainda mais as práticas de valorização do cidadão que já constituem normas na gestão de Umbaúba desde 2009. “As nossas licitações, por exemplo, estão disponíveis em vídeo e foto para toda a população no nosso site, primamos pelo rigor dos cumprimentos dos prazos legais das nossas contas públicas e criamos o orçamento participativo, onde o orçamento do município é discutido com a população, tanto na zona rural quanto na zona urbana”, explica.
O prefeito afirma ainda que a sociedade brasileira está cada vez mais exigente e atenta ao que acontece no vida pública, principalmente no que diz respeito aos gestores públicos e suas gestões. “No bojo de tudo isso, nasce a Consocial que é uma ideia e tem uma importância espetacular, não só do incentivo ao controle dos gastos públicos, mas principalmente porque dá mais segurança e mostra que as pessoas estão mais comprometidas, tanto quem controla, quanto os que estão sendo fiscalizados”, observa o prefeito Anderson.
Engajamento social
Com grande disposição, representantes dos mais amplos setores da população de Umbaúba, participaram ativamente da Conferência. O secretário municipal de Controle Interno, Ednei Guimarães, afirma que o intenso engajamento da sociedade foi resultante, dentre tantos fatores, das ações de mobilização que a Comissão Organizadora do município promoveu para incentivar a participação na Conferência.
“Convites, divulgação em carros de publicidade nas ruas da cidade, esclarecimentos em escolas, além da mobilização nas próprias instituições públicas de Umbaúba, foram alguns recursos que utilizamos para chamar o povo para atuar em prol do bem comum. Acredito que nossa meta com a Consocial está se construindo, no sentido de trazer maiores esclarecimentos e interação da sociedade com a Administração Pública”, ressalta o secretário.
Representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial/SE, também participaram da Conferência em Umbaúba. Segundo Enock Luiz Ribeiro, do COREN/SE, ajudar os representantes dos municípios a desenvolver os trabalhos da Consocial fazem parte das atribuições da Comissão.
“É importante que a gente participe também das realizações da etapa municipal, esteja com a sociedade, até para que possamos entender melhor a essência dessas Conferências e realizar a etapa estadual com toda transparência e participação maciça da sociedade”, avalia o Enock.
Caravana Transparência
O presidente da Consocial/SE e secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves, parabeniza o município pela organização da Conferência e ainda recomenda que os próximos municípios realizem a Consocial com esforço, chamando a população e garantindo boas propostas e delegados para a Consocial Estadual.
“Agradeço ao prefeito, aos gestores e à população de Umbaúba por terem atendido a esse chamado da prefeitura de Umbaúba e realizarem essa Conferência com o objetivo de ampliar ainda mais a participação da população nos debates democráticos das políticas públicas. O Governo de Sergipe se sente feliz por ter participado de mais esta ação com a caravana da transparência e do controle social”, declara o secretário.
A representante da Comissão Organizadora da Consocial do município de São Cristovão, Maria Epifania Fontes, também esteve presente em Umbaúba e recomenda que os municípios que ainda não realizaram a Consocial, aproveitem outras Conferências para adquirir experiência.
“Viemos hoje para termos uma ideia de como poderemos realizar a nossa Conferência, que está marcada para o dia 20 de janeiro. Em São Cristovão, realizamos diversas reuniões com professores, com a comunidade, com associações, com o intuito de chamar as pessoas para participarem. A Consocial de Umbaúba foi muito boa e a nossa expectativa está cada vez maior para realizar nossa Conferência”, explica Epifania.
“Antes de criticar é preciso que a gente entenda as coisas. E isso se aplica também a vida pública de nosso país. Essa Conferência nos traz noções daquilo que devemos criticar, lutar, e acima de tudo, nos oferece subsídios para que possamos colaborar com a gestão pública de onde vivemos”, afirma a monitora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantal (PETI) do município, Maria Gidelza Santana.
FOTOS: Ascom CGE
T. DANTAS COMUNICAÇÃO, CONSULTORIA E MARKETING

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online