segunda-feira, 18 de julho de 2011

Conferência discute melhorias para a saúde pública de Malhador

De Malhador, Ed Carlos



Malhador realizou no último dia 14 de Julho de 2011 a II Conferência Municipal de saúde, que teve como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde, propor condições de acesso ao serviço, como também definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde com base nas garantias constitucionais da seguridade social.
Público presente a Conferência
Público presente a Conferência


A conferência teve como tema local: Atenção Básica / Desafios das equipes de Saúde da Família e contaram com a participação de autoridades dos poderes executivo e legislativo, além de conselheiros municipais, entidades filantrópicas, instituições particulares e integrantes da sociedade civil.

A prefeita de Malhador, Sarina Faro, ressaltou a importância do evento. Segundo Sarina, a saúde pública esta passando por dificuldades nas três esferas de governo municipal, estadual e federal, os gestores estão na expectativa da regulamentação da emenda 29, para que os profissionais da área da saúde recebam salários dignos, por isso estamos discutindo a melhoria do serviço ao usuário do SUS (Sistema único de Saúde).

Para a representante do Ministério da Saúde em Sergipe Dra. Joélia Silva Santos, esse evento é de extrema importância, porque a partir dos debates, das discussões teremos as diretrizes e propostas que serão expostas na IV conferencia Estadual de saúde e para a XIV Conferencia Nacional. Dra.Joélia parabeniza a prefeitura de Malhador pela coragem de realizar essa conferência contribuindo para os avanços e melhorias do serviço de saúde.

Conforme Luiz Cláudio Barreto Soares, Gestor Técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Núcleo Atenção Básica), o nível de discussão apresentada na conferência foi elevado essencial para que seja garantida a participação social e controle sobre as políticas públicas, e também melhorar o serviço do (SUS), em Malhador.

Durante o evento foram formados grupos de trabalhos responsáveis pela formulação de propostas concernentes ao tema, que logo em seguida apresentadas para aprovação. Na planária final alguns participantes foram eleitos delegados, que representarão Malhador na Conferência Estadual de saúde que acontece em Setembro.

As informações sobre a II Conferência pode ser obtida na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Padre Manuel de Oliveira, centro de Malhador. Telefones: (79) 3442-1252 / 3442-1002, Ramal: 211

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online