sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prefeita de Malhador concede entrevista a TV Sergipe

De Malhador, Ed Carlos



A prefeita do município de Malhador, Sarina Faro participou do quadro, Fala Prefeito do telejornal, Bom dia Sergipe da TV Sergipe, na última sexta-feira, 22 de julho na capital sergipana. Na oportunidade Sarina, respondeu a perguntas relacionadas ao desenvolvimento agrícola, econômico, educacional, social e saúde pública do município.


Sarina Faro entrevistada no Bom dia Sergipe da TV Sergipe

Em meio aos desafios da administração pública, Sarina abordou os avanços de sua gestão a começar pela agricultura familiar, na qual os agricultores do município recebem apóio técnico através de uma equipe da secretaria municipal de agricultura, que também tem a parceria com o BNDS realizando empréstimos para investimentos no setor agrícola.

A prefeita ressaltou ainda a inclusão da agricultura familiar na merenda escolar, além da distribuição de alimentos através do PAA (Programa de Abastecimento Alimentar) feita pela prefeitura em parceria com a CONAB e Associações na distribuição de cestas de alimentos oriundos da produção local para 500 famílias de Malhador, num total de 2000 habitantes beneficiados pelo programa.

Perguntada sobre a falta de médico no município a prefeita de Malhador foi categórica em sua resposta. Segundo Sarina, o município sempre teve médico em suas 3 equipes de saúde, porém no último dia 5 de julho, um dos profissionais pediu desligamento. Apesar desse desfalque sempre há médicos nos postos de saúde, e quando ele não se encontra no povoado a secretaria de saúde disponibiliza um veículo para transportá-lo a sede do município para que seja atendido.

Ainda de acordo com a prefeita, em Malhador a saúde  apresentou avanços como, por exemplo, a construção da Clínica de Saúde da Família (CSF) em parceria com o governo do estado, além do trabalho intensivo das equipes de saúde com as campanhas de prevenção e vacinação, como também de endemias no combate a dengue.

No campo da educação a prefeita, Sarina Faro, enfatizou a questão do piso nacional dos professores aprovado pelos parlamentares, e depois sancionado pelo presidente. Conforme Sarina, Malhador aprovou o novo reajuste salarial do magistério cuja aprovação foi uma vitória para a categoria, entretanto salientou a dificuldade que o município encontra para pagar.

De acordo com a prefeita os recursos provenientes do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) esta sendo usado mais de 90% para pagar as despesas com a folha de pagamento do professores dificultando, assim a realização de obras e a manutenção das escolas e outras obrigações da educação municipal.

Embora com essa dificuldade a prefeitura reformou cinco escolas nos povoados, e esta reformando o PETI (Programa de erradicação do Trabalho Infantil), que nos próximos trinta dias entregará novamente aos alunos atendidos pelo programa.

Ascom/Malhador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online