sábado, 4 de maio de 2013

Juventude do interior mergulhada nas drogas: O que fazer?


O crescimento do número de jovens usuários de drogas apresenta uma triste realidade no interior do Brasil. Municípios pequenos são alvos dos traficantes cuja venda e consumo acontecem livremente a qualquer hora e lugar desafiando as leis da justiça brasileira.

 Alguns aspectos do tráfico são semelhantes aos das grandes cidades, como, por exemplo, a comercialização dentro e próximo aos colégios - uma afronta ao estado - em bairros periféricos, em terrenos baldios, em praças públicas e em festas. Outro ponto que chama atenção é a queima de fogos método de comunicação utilizado pelos traficantes para informar aos viciados a chegada de mais drogas.

O resultado para aquele que não consegui deixar a dependência química é o abismo social. Além disso, quem não consegue pagar a dívida ao chefe da organização criminosa paga com a própria vida, punição severa, consequência da degradação social.

Apesar dos órgãos públicos realizarem campanhas educativas de prevenção contra as drogas, bem como, mais rigor na fiscalização nas fronteias, prisões de traficantes e apreensões de toneladas de entorpecentes, o crime organizado têm-se sobressaído às ações da Polícia.

Oferecer educação de qualidade, opções de lazer, cursos profissionalizantes gratuitos, aliado a políticas públicas de incentivo a geração de emprego através da instalação de fábricas, indústrias e montadoras em cidade do interior é uma das alternativas para reverter essa situação.

*Por Ed Carlos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online