sexta-feira, 17 de maio de 2013

Patrimônio histórico está abandonado em Riachuelo (SE)


Tombada pelo IPHAN desde 1943, Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos sofre com a ação do tempo e descaso do poder público.

Na zona rural do município de Riachuelo, à 29 km da capital sergipana, as condições físicas e estruturais de uma construção feita entre os séculos XVII e XIX, retrata o descaso do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para com o patrimônio histórico localizado em Sergipe. O que deveria ser preservado e conservado pelo órgão competente para visitação está entregue ao abandono.
                                                      













Com uma arquitetura Barroca, a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída no Antigo Engenho Penha, às margens da Rodovia Estadual SE 245, que liga a cidade de Riachuelo a Malhador, sofre com a ação do tempo. Estudantes, turistas e pesquisadores se deparam apenas com ruínas.

















A referida Igreja foi tombada pelo (IPHAN) em 1943, mas, o exercício da função designada ao órgão deixa a desejar. Inúmeras matérias já abordaram o problema, porém, nada foi feito.

Outro agravante está relacionado à existência de um assentamento a poucos metros do local. Construções irregulares, crescimento desorganizado e falta de saneamento básico estão entre os problemas. A cada dia, novas construções são erguidas, e em decorrência disso, existe o risco de desabamento da antiga Igreja construída há séculos.

A cidade de Riachuelo e principalmente o Estado de Sergipe deixa de explorar um importante ponto turístico na região, uma vez que, ações governamentais no local geraria emprego e renda para os próprios moradores, além da preservação do patrimônio histórico.

*Por Ed Carlos, 
* Imagens da internet

4 comentários:

  1. muito interessante! se DEUS quiser vou visitar esse lugar em breve e irei conhecer essa maravilha :)

    ResponderExcluir
  2. muitolinda, trabalhei aí nos de 1971 n estaçãode bombeamento da Petrobrás bem próximo ao povado sr. do bomfim

    ResponderExcluir
  3. muitas saudades.......
    te amo Sergipe///////

    ResponderExcluir
  4. Fui até essa ruína e fiquei surpresa. É uma construção de 1795 - única informação sobre a igreja, com uma plaquinha feita a mão na porta principal. Fiquei chocada com o abandono, está tudo desmoronando, uma dor... ver aquilo tudo, com 227 anos, tão abandonado e destruído. Ninguém cuida, ninguém está preocupado em preservar. Que pena.

    ResponderExcluir

Usuarios online