quarta-feira, 29 de maio de 2013

Transporte universitário Gratuito: Um desafio

A quantia de R$ 172.080 / ano é o valor que os estudantes universitários de Itabaianinhapagam para ter o direito de ir e vir” à Aracaju. Essa é uma realidade constante no interior de Sergipe. Muitas vezes, sem poder custear as despesas na capital ou até mesmo por ter uma estabilidade de emprego no interior, o estudante que passou pelo desafio de ingressar na universidade, acaba encontrando um desafio maior: o transporte. Por lei o município não é obrigado a arcar com essas despesas mas, segundo os estudantes, a lei surge através da necessidade de uma classe.

A UFS é a única universidade pública do Estado de Sergipe onde oferece apenas 5.490 vagas, as outras dez são particulares, que se totalizam 35.000  vagas completamente preenchidas! Não é nada mole passar na FEDERAL. Quem passou por isso sabe, como também não vai ser isso que irá subtrair o sonho de um nível superior e com ele a busca pela independência e qualidade de vida, assim como contribuir para uma sociedademelhor. Dessa maneira, quando partimos para a privada, ela nos oferece o FIES e PROUNI e pagamos mensalmente cada um nas suas exigências para tal. Assim sendo, pagar o transporte universitário se torna um desafio constante.
Existem soluções:
A lei Orgânica a maior de um município ou do Distrito Federal, ela que disciplina o funcionamento de uma categoria específica de alguns dos poderes. Milhares de municípios já fizeram isso como o caso de Jundiaí (interior de São Paulo) e Capela (SE ) que apresentaram e aprovaram o projeto que os estudantes não arcariam com as despesas do transporte intermunicipal universitário. Os Estudantes reivindicam que esses municípios sirvam de exemplos para que a educação não seja um desafio e sim um incentivo constante.

Por Martins Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online