sexta-feira, 5 de julho de 2013

ANTT estuda construção de ferrovia que passará pelo sertão de Sergipe

O projeto faz parte do programa de Investimentos em Logística (PIL).


(Itabaiana, 5 de julho) - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estuda a possibilidade de construção da ferrovia entre os municípios de Feria de Santana (BA) a Ipojuca (PE).  A finalidade da obra é criar alternativa de logística e reduzir os custos dos fretes, como também, o escoamento de produtos industrializados.

O projeto faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL) criado em 2012 pelo Governo Federal, que tem como objetivo ampliar a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária e aeroportuária.

Na audiência pública realizada dia 3 de julho em Feria de Santana foi apresentado três estudos um litorâneo, um intermediário e um interiorano. O projeto interiorano foi bem aceito, porque apresenta menor custo, além disso, foram levados em consideração a viabilidade e impactos ambientais.  

O trecho entre os dois municípios (Feria de Santana a Ipojuca) terá 893 quilômetros de extensão e passará por 31 cidades e custará aos cofres públicos entre R$ 10 a R$ 12 bilhões de reais.


No estado da Bahia, a linha férrea vai passar por 15 cidades, Feira de Santana, Coração de Maria, Santanópolis, Irará, Ouriçangas, Aramari, Inhambupe, Crisópolis, Olindina, Itapicuru, Tobias Barreto, Poço Verde, Fátima, Adustina, Paripiranga, Coronel João Sá e Pedro Alexandre.

Os municípios sergipanos por onde a ferrovia abrirá caminho são: Carira, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha.

Nas Alagoas as cidades Pão de Açúcar, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco também receberá parte da ferrovia.

Em solo pernambucano, os municípios de Rio Formoso, Gameleira, Ribeirão, Sirinhaém completará o trajeto cuja finalização será em Ipojuca. local onde terá a conexão com a Ferrovia Nova Transnordestina.


*Por Ed Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online