segunda-feira, 7 de maio de 2012

Falta de chuva compromete produção de Inhame em Malhador

 
Plantação de Inhame morrendo com a falta de chuva

Conhecido como terra do inhame, os agricultores do município de Malhador, localizado no agreste central sergipano estão tendo prejuízos com a escassez de chuvas na região.
A estiagem prolongada compromete o desenvolvimento das lavouras, das pastagens, como também o volume de água dos rios que abastecem o município, porque mesmo quem tem irrigação na propriedade precisa racionar a utilização desse bem natural.

José Gomes Viera, agricultor da Colônia Santo Isidoro

Segundo José Gomes Viera, agricultor da Colônia Santo Isidoro, além do inhame outras monoculturas cultivadas no município passam também pela mesma dificuldade, como por exemplo, as lavouras de amendoim, batata, feijão e milho que estariam prontos para a colheita em junho desse ano.
Ainda de acordo com o agricultor José Gomes, são mais de seis meses sem chuva forte, e quando chove é insuficiente para molhar o solo e germinar a plantação, porque são chuvas fracas e rápidas. 



Vários produtores pegaram empréstimos no banco para poder plantar inhame, mas diante da seca prolongada cerca de 70%, da produção morreu e se continuar assim, a maioria dos agricultores de Malhador que dependem exclusivamente das chuvas para irrigarem as lavouras terão perda total da produção.   
De Malhador, Ed Carlos
Comunicador Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online