sábado, 22 de agosto de 2009

Conheça a cidade de Malhador




Por Ed Carlos Dias*

O nome Malhador surgiu por conta do gado que pastava na região e que ao entardecer procurava um lugar no tabuleiro para descansar e ruminar.

A feira de Malhador é realizada todas as segundas, porém sofreu modificações quanto ao seu local. A partir do ano de 2000 a administração da época transferiu a feira que antes era na Praça Coronel Tércio Veras, para Avenida Valter Franco, parte no antigo mercado e parte no novo mercado. A feira perdeu um pouco das suas características. Antes era nos mercados e na praça, hoje é apenas nos mercados.

Malhador foi povoado do município de Riachuelo. No dia 25 de novembro de 1953, a Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe decretou e o governador da época, Arnaldo Rollemberg Garcez, sancionou a Lei nº. 525-A, publicada no Diário Oficial de 10 de dezembro de 1953. Após sua independência é chegada à hora de instalar o poder executivo e legislativo, além da autoridade policial. A partir daí Malhador começa a ter vida própria organizando as suas eleições e posse dos seus dirigentes, cria tributos e seguem suas questões econômicas, políticas, sociais e culturais. No entanto, se mantém como comarca de Riachuelo até os dias atuais.

O município de Malhador localiza-se na região do Agreste zona central de Sergipe e tem uma área de 120 Km2 distante de Aracaju capital do estado à 49 km. Malhador faz froteira com os municípios de Moita Bonita, Areia Branca, Santa Rosa de Lima, e Riachuelo e Itabaiana.

Malhador possui uma população de aproximadamente (12.000) doze mil habitantes, em que predomina a população urbana sobre a população rural. Tem como povoados: Palmeiras, Saco Torto, Tabua, Alecrim, Poço Terreiro, Adique, Siebra e Jorge.

Fonte: www.malhador.com
Por Ed Carlos Dias
(Estudante de Comunicação Social - Rádio e TV/ UFS)





2 comentários:

  1. Muito bom o Vídeo pode conhecer um pouco dessa Cidade Malhador moro em MAUÁ-SP onde eu trabalho tem pessoas que é dessa cidade e sempre estão falando do tempo em que viviam em Malhador-Sergipe

    ResponderExcluir
  2. essa cidade tem ki melhorar muito pois desde ki a conheco essa cidade piora a cada dia não tem emprego, falta ifrestutura, nunca vi cidade mais feia, ate moita bonita ki é menor ki malhador tem crecido rapidamente por isso vai aqui toda minha idiginação acidade é tão precaria ki nesse video so mostra a igreja e fogos nada a ver, as praças são orriveis e precarias na verdade a cidade e toda feia vai meu depoimento!!!!!!

    ResponderExcluir

Usuarios online