quarta-feira, 19 de agosto de 2009

NEO-SACERTODE É EMPOSSADO EM APARECIDA

Por Ademarcos D. Santana
No dia 26 de junho de 2009, o neo-sacerdote Pe. Clebeton tomou posse da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Nossa Senhora Aparecida-SE. A solenidade aconteceu às 19h, e foi presidida pelo Revmo Senhor Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aracaju. Além dos aparecidenses, vários familiares e amigos do Pe. Cleberton, ou Pe. Binho como é conhecido pelos mais íntimos, vieram participar da solenidade.
O Pe. Clebeton, para aqueles que não se lembram, teve uma rápida passagem em nossa paróquia quando ainda era seminarista. Nessa passagem, deu palestras, entre elas uma em que falou sobre drogas, destinada aos jovens, e participou de missões. Após tornar-se diácono, o Arcebispo Metropolitano o enviou à paróquia Nossa Senhora Aparecida, em primeiro de fevereiro do corrente ano, a fim de auxiliar, no serviço de pastoral, o Pe. Arnaldo. Nessa ocasião, fez sua primeira homília como diácono na Igreja Matriz. No entanto, sua principal contribuição em nossa cidade foi a ideia do Dia da Partilha, ou o “Panelaço”, cujo objetivo é arrecadar alimentos para as famílias carentes. A ideia foi aceita pelo Pe. Arnaldo, pelas pastorais, pelas equipes e movimentos, que, no dia 28/03/2009, realizaram o DIA DA PARTILHA, arrecadando, aproximadamente, 50 cestas básicas, distribuídas à população carente. Depois de se ordenar padre, ficou a serviço da Igreja e aguardou a decisão de D. Lessa, o qual o enviou à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, situada no interior sergipano.
Diante da notícia divulgada por D. José Palmeira Lessa, na radio Cultura, e confirmada na celebração dominical pelo Pe. Rubem (que durante um mês ficou como administrador paroquial), os futuros paroquianos do novo sacerdote começaram os preparativos para a posse, que iria acontecer no dia 26/06/2009, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida.
A Solenidade foi presidida pelo bispo D. José Palmeira Lessa e co-celebrada pelos sacerdotes presentes, Pe. Arnaldo, Pe. Márcio, Pe. Anderlan, Pe. Rubem, Pe. Almí, Pe. André, Pe. Valdes, Pe. Francisco, Pe. Moises Rocha, além dos diáconos, Euclides e Onildo, e seminaristas. Após o comentário feito pelo Pe. Arnado, o Arcebispo Metropolitano investiu o Pe. Cleberton com a estola, símbolo do poder sacerdotal. Dando seqüência ao rito o neo-sacerdote, ajoelhou-se e fez a profissão de fé. Após a profissão de fé, seguiu-se o ato penitencial, leitura, salmo, evangelho e a homilia feita por D. Lessa.
Outro momento bonito na cerimônia foi quando o Pe. Cleberton foi interrogado publicamente pelo Arcebispo. Terminada a renovação das promessas sacerdotais, o novo pároco recebeu das mãos do D. Lessa os instrumentos para desempenho de sua missão: os óleos (para administrar o batismo), a estola roxa (para administrar o sacramento da penitência), a chave da igreja e a chave do sacrário (onde se encontra guardado o ápice da Igreja Católica, a Eucaristia). Após receber a chave, Pe. Cleberton abriu o sacrário, nesse momento fez-se uma breve adoração.
Com as mãos sobre a Bíblia, o novo administrador paroquial fez o juramento de fidelidade, conforme a fórmula aprovada pela Santa Sé. Feito o juramento, o Pe. Cleberton foi apresentado como novo administrador Paroquial.
Lida e aprovada a ata de posse, essa é assinada pelo Arcebispo e os sacerdotes presentes. Por fim, a celebração se encerrou com os cumprimentos da comunidade ao novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online