quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O oiá trevessado De Pedo Barbino

Dano cumeço a uma boa prosa!

Pá quem num min cunhece, minha graça é Pedo Barbino e nessa prosa vou contá pá ocês cuma anda a minha terra natá, a Maniçoba, municipe localizado em uma ara que nem é agreste e nem é sestão e tá distante a umas 32 légua da capitá, os home estudado diz que aqui é uma ara de uma tal de transição.
A Maniçoba que eu vi quano eu vim votá pra prefeito (quano os fio de Zé Tacapé foi min buscá lá im Canhoba) tá a merma coisa, parece que eles cumeçaru as zobra pus abestaiado que nem eu vim votá, a avenida, tão vortano as zobra agora e assim mermo é que nem os passo dum bicho preguiça, eu tarra oiano dereito e dixe a min mermo, oxente, cadê ar moita que tinha aqui, porquê os tal cientista diz que num é pá nóis prezevar ar moita?
Eu tarro cunvessano cum o fio de João caçuá e ele me diche que o canidato queu votei ganhou as inleição (é pruquê eu votei e fui pá Canhoba e nunca mais vortei na Maniçoba), intonces esse prefeitho deve de tá mermo é cuma incompetença na diministração do munícipe, pensano dereitho eu acho tombém que a tal da Ex-prefeitha fer muitha cena pá concruir essa zobra ela darra pá tê intregádo antes da inleição mais eu acho que era pá puder inlegê o fio do finado João do Cabacero.
Eu arresovi ir na casa de compade Agripino, quano cheguei lá a muié dixe quele tarra morano lá pás banda do cimitéro, intonces eu toquei prá lá, pregunto aqui, pregunto acolá, até que cheguei, eita casinha pequeninha véia da gota cerena asdespois compade Agripino min dixe que fizero essas casa muitho deferente, num calçaro o conjunto, em vez da rede de esgoto fizero uma fossa véia, nem têm água, a inégia vinhero butar estur dia. Parece quesse moradores vai vortar pá pré-histora e o pió de tudo é que compade me dixe que os povo num fala nada dessas incompetença cum medo das gente grande.
Quano eu tarra vino min borá eu tirre uma raiva do canso mariano, os estudante vinha num carro de carregá leithe do maiadô pareceno uma boiada de bezerro, o cabrunco véio do carro tarra caino os pédaço pareceno as venta de joão ulero e ur menino intrenpençado que nem passarin na gaiola e num é que na merma ora passou o fio de Zé Tacapé, secretário de num sei o que lá (vivia que nem cacahorro rueno osso no quintá do povo) passano num carrão, eu quase grito, fio duma égua cumé que voz me cê tá num carro desses em quanto os pirralha dor muleque que vão estudar tão pareceno atum numa lata de sardinha.
Pessoá eu já tou me arretirano da cidade, na próxima portunidade nóis prozea do campo de fitibó e dotas coisa, qualquer nuvidade vóis me cês min mandá um imail qué: pedobarbino@hotmail.com queu vortarei na minha terra natá pá nóis tirá umas proza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online