quarta-feira, 19 de agosto de 2009

NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Por Maria Gorette Nunes da Paixão
Por que é importante sabermos algo sobre primeiro socorros?
Para podermos ajudar ao próximo, pois, como o próprio nome diz, primeiro socorros são aqueles auxílios imediatos e provisórios prestados enquanto se aguarda atendimento médico.
As situações de emergências ocorrem com certa frequência e exigem uma atuação rápida. No entanto, quando acontecem, as reações são as mais diversas. Algumas pessoas não se manifestam porque não sabem mesmo o que fazer, enquanto outras, sabendo ou não o que fazer, permanecem estáticas, paralisadas pelo pânico ou pelo medo, incapazes de tomar qualquer atitude. Outras, ainda, reagem corajosamente e enfrentam a situação, mesmo desconhecendo a melhor forma de fazê-lo e, muitas vezes, provocando novas lesões no acidentado, por falta de informações. Daí a importância de sabermos algumas noções de primeiros socorros para ajudarmos quando nos depararmos com algum caso de emergência.
Não obstante a necessidade de se recorrer imediatamente a um especialista, vai aqui algumas dicas de como proceder diante de algumas situações de acidentes:
Hemorragia nasal → De todas as hemorragias, a nasal (Epistaxe) é a mais comum, tanto em adultos como em crianças. Ela é causada pelo rompimento dos vasos sanguíneos do nariz. Nesse caso, o socorrista deve acalmar a vítima, em seguida sentá-la, mantendo o tronco e a cabeça eretos, apertar a narina que sangra, sem soltar, por três ou cinco minutos. Se mesmo assim a hemorragia não ceder, procure socorro médico. Nesse caso de hemorragia o nariz não deve ser assoado.
Contusão → É uma lesão sem o rompimento da pele. Em caso de contusão, o local afetado deve ficar em repouso, receber compressas frias ou sacos de gelo até que a dor melhore e o inchaço se estabilize. Antes, porém, proteger a parte afetada com um pano limpo ou uma gaze, para evitar queimaduras na pele.
Escoriação → Pequenos arranhões. Antes de prestar o socorro, é imprescindível lavar as mãos com sabão (de preferência de coco). A ferida deve ser lavada com sabão, para não infeccionar, logo após deve ser secada com um pano limpo. Caso haja sangramento, o local deve ser comprimido com um pano ou uma gaze. Se o sangramento persistir, procure ajuda de um especialista.
Vertigem (tontura) → Pode ter várias causas: altura, ambientes abafados, fadiga, má alimentação etc. A pessoa com vertigem deve ser deitada de barriga para cima (decúbito dorsal), mantendo a cabeça sem travesseiro ou qualquer outro apoio, além disso, deve se manter imóvel e com a roupa afrouxada, para facilitar o restabelecimento da circulação sanguínea.
Desmaio → É causado pela diminuição de sangue no cérebro. A pessoa com sensação de desmaio deve ser colocada deitada de barriga para cima, com os pés elevados. O atendente deve tentar conversar com a vítima para que não haja perda de consciência.
Convulsão → A vítima de convulsão debate-se violentamente, pode virar o olhos e apresentar lábios e dedos arroxeados, em certos casos pode até babar e urinar. A crise convulsiva pode ter como causa: febre alta, intoxicação, epilepsia ou lesões cerebrais. A vítima desse tipo de crise deve ser deitada no chão, sendo afastado qualquer objeto que possa machucá-la. Deve-se retirar prótese dentária, óculos, colares, ou qualquer objeto que possa sufocar a vítima, afrouxar sua roupa e deixar que ela se debata livremente, colocando apenas um pano embaixo de sua cabeça. Nunca deve ser dado qualquer líquido ou medicação oral. Em caso de convulsão por epilepsia, o socorro deve ser prestado mesmo quando a vítima apresenta salivação, uma vez que essa salivação não é contagiosa.
Queimadura → A de primeiro grau deixa a pele avermelhada, além de provocar ardor e ressecamento; na de segundo grau há o surgimento de bolhas; já a de terceiro grau atinge músculos e ossos. No caso de queimaduras de primeiro grau, o local deve ser lavado em água corrente, além de nunca passar no local produtos como: creme dental, açúcar, café, ou outros produtos que possam causar infecções. Em caso de queimaduras de segundo e terceiro graus, não se deve furar as bolhas, nesses casos o médico deve ser procurado imediatamente.
Engasgo → Deixe a pessoa tossir para expelir o material que causou o engasgo. Se não der resultado, faça-a ficar com a cabeça baixa, colocando a cabeça entre os joelhos. Caso não obtenha resultado, pode ser realizada compressão abdominal. No caso da vítima ser uma criança, coloque-a de cabeça para baixo e bata de leve em suas costas.
Os procedimentos citados levam em consideração situações corriqueiras no dia-a-dia de todos nós, tendo como objetivo demonstrar como podemos agir em situações que, muitas vezes, nos parecem complicadas, mas que, se soubermos proceder de forma adequada, podemos obter boas soluções sem, contudo, perdemos a razão. Vale lembrar que o profissional em saúde é insubstituível em todo e qualquer caso de acidente, e o seu auxílio deve ser buscado sempre que possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online