sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Parceria facilita vida da população em Umbaúba

O município de Umbaúba recebeu essa semana a visita do Ceac Móvel, projeto que está circulando o interior sergipano levando aos cidadãos comodidade e agilidade na obtenção de documentos e serviços. Durante três dias (8, 9 e 10), os umbaubenses puderam tirar certidões de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho e muitos outros benefícios que só são encontrados em Aracaju.

A tenda armada na praça de eventos da sede do município atraiu muita gente que estava precisando renovar ou tirar uma documentação nova. A maioria das solicitações foi para a obtenção da carteira de identidade, tanto a 1ª como a 2ª via, que ficava pronta em cerca de 15 minutos.

“Há muitos anos que eu estou precisando tirar uma identidade nova. Todo lugar que eu chegava que mostrava a velha, o povo dizia: 'rapaz, como é que você anda com um documento desse? Tire um novo'”, brincou seu José Soares dos Reis, ao tirar a 2ª via do R.G. com 55 anos, sendo que a primeira ele tirou quando tinha 18.

Com os serviços à disposição na própria cidade, os umbaubenses aproveitaram para fazer o que não tinham feito ainda por falta de tempo. Muita gente que precisa cuidar da família ou não poderia perder um dia inteiro de trabalho para viajar até Aracaju, só para tirar uma documentação.

A dona de casa Mariete Francisca dos Santos disse que com a rapidez do processo para obter a sua 2ª via da identidade, não precisou deixar de fazer seu trabalho no lar. “A vinda deles até aqui facilitou muito. Porque muita gente, como eu, não pode deixar a casa e a família para tirar o documento. Eu tirei agora aqui rapidinho e já estou indo para casa, fazer o que tenho que fazer”, disse.

A falta de recursos para viajar também foi lembrada pela população como um dos motivos que impediam os moradores de atualizarem a documentação. “Muita gente para ir até a capital tem que juntar dinheiro. E às vezes, gastava o dinheiro com o transporte, e quando chegava lá não conseguia tirar porque não levou os documentos certos ou algo assim. E aí já viu, dinheiro e viagem perdida”, lamenta o agricultor José Domingos de Jesus.

O projeto levou ao município de Umbaúba 85 serviços de 14 órgãos, como o Banese, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), Tribunal de Justiça, INSS e IPESAÚDE. Segundo o diretor do Ceac Móvel, Iolando Júnior, a média de atendimento em Umbaúba foi de cerca de 500 pessoas por dia e que a receptividade da população e o apoio do poder público local contribuíram para o sucesso da ação.

“O apoio da prefeitura é muito importante. A gente sabe que cada município tem sua realidade, mas aqui em Umbaúba encontramos todas as condições para se trabalhar. O local foi muito bem escolhido e as necessidades para colocar os serviços em funcionamento foram atendidas”, revela Iolando.

Parceria
Para o prefeito da cidade, Anderson Farias, o Professor Anderson (PT), a parceria entre os poderes estadual e municipal é um fator fundamental para que benefícios como esses cheguem às camadas mais pobres da sociedade e aos cidadãos do interior.

“Quem mora na capital pode pensar que isso é uma coisa muito simples. Mas para quem é do interior é mais complicado por causa da dificuldade de locomoção, financeira e cultural. Porque às vezes as pessoas precisam de alguém para ir com elas e ficam devendo favor aos outros. E no momento em que o Governo do Estado, com o apoio da prefeitura, vai até a população e mostra que elas podem ter esses benefícios sem precisar da ajuda de ninguém e sem pagar nada, isso representa um grande avanço”, revela Professor Anderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online