sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio de Janeiro vai sediar as olimpíadas em 2016




Depois de três tentativas fracassadas, o Brasil finalmente ganhou a disputa pela sede dos Jogos Olímpicos. 
A delegação do Rio de Janeiro prometeu ontem sexta-feira dia, 2, aos membros do COI (Comitê Olímpico Brasileiro Internacional),  em Copenhague, Dinamarca, fazer história com os Jogos Olímpicos de 2016, destacando a paixão do Brasil pelos esportes.

Na votação, a cidade de Chicago, que era apontada até como favorita, foi a primeira a ser eliminada provocando surpresa, Logo em seguida foi a vez de Tóquio para a tristeza dos atletas japoneses que acompanharam a apuração ao lado dos jornalistas.

O discurso do presidente Lula e o projeto do Rio de Janeiro comoveram os membros do Comitê Olímpico Internacional.  O presidente da candidatura, Carlos Nuzman, pediu também que, após 30 Jogos Olímpicos na Europa, cinco na Ásia, dois na Oceania e 12 na América do Norte, é hora de levar o evento para a um novo continente para dar chance a milhões de jovens sul-americanos.

Em sua apresentação antes de o COI ( Comitê Olímpico Internacional) decidir entre Rio de Janeiro,  Madri,  Chicago e Tóquio, a candidatura carioca exibiu todos os encantos de seu "cartão postal" , com a magia de
suas praias, a alegria dos cariocas e a empolgão geral de mais de 190 milhões de brasileiros.

Porém, precisa acabar com a desconfiança de que cometerá os mesmos erros dos jogos Pan-Americanos de 2007 onde o Rio gastou bem mais do que estava previsto no orçamento e não entregou alguns pontos chaves do projeto, como a melhoria na rede de transporte.
Com a vitória, o Rio se torna a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Além disso, faz o Brasil repetir os feitos de México, Alemanha e Estados Unidos, que organizaram, com diferença de dois anos, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.
Por Ed Carlos Dias graduando em rádio e TV UFS
Sergipeemdestaque.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online