sexta-feira, 6 de agosto de 2010

D.Henrique é o mais novo cidadão aracajuano


Nailton Andrade e Alexandra Brito
O Bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, foi honrado com o título de cidadania aracajuana. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6/8, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O Decreto Legislativo nº 38/2009 foi de autoria do presidente da Casa, Emmanuel Nascimento (PT), subscrito pelo vereador Moritos Matos (PDT) e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.
Na saudação inicial, o vereador Matos na saudação destacou que D. Henrique, já na sua primeira visita à Câmara demonstrou preocupação em relação ao avanço das drogas, principalmente o crack que assola a juventude e como a Casa estava tratando a questão. "Sinto-me honrado em partilhar, juntamente com o presidente Emmanuel, demais colegas e a população de Aracaju, da entrega deste título de cidadania a este grande representande na nossa Igreja Católica", disse o vereador. 
D. Henrique iniciou seu discurso saudando as autoridades políticas, eclesiásticas e representantes da sociedade sergipana presentes à solenidade. "É com alegria que recebo esta homenagem. Não a vejo como uma iniciativa burocrática, mas da vontade do povo de Aracaju", disse o bispo, destacando ainda a grande acolhida com que foi recebido na capital sergipana. "Há um ano cheguei e encontrei aqui um povo bastante hospitaleiro.Vou ser sergipano com os sergipanos e aracajuano com os aracajuanos, amando esse povo que tão bem me acolheu. Esta homenagem feita pelos vereadores me compromete ainda mais a me colocar a serviço deste povo, testemunhando a fé agora como cidadão honorário de Aracaju", completou.
Finalizando sua fala D.Henrique pediu aos representantes políticos não criem projetos que visem mais o poder econômico e sim que tragam de fato benefícios para o povo em geral. "Que Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira interceda junta às causas em benefício do povo".
Emmanuel Nascimento falou o porque da homenagem."Quando Dom Lessa chegou aqui, eu também concedi o Título de Cidadão Aracajuano, para lhe dar as boas vindas e agora estamos concedendo a D. Henrique. É uma forma de reconhecer o trabalho e proporcionar uma aproximação entre a Câmara e a Igreja. D. Henrique é um homem do povo e com a presença dele aqui, o Poder Legislativo fica mais fortalecido, mais compactuado".
Presenças
A Sessão Solene de entrega de título a Dom Henrique foi prestigiada pelo governador Marcelo Déda (PT), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o deputado federal Iran Barbosa (PT), o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), professor Ailton Ribeiro, o reitor do Seminário Maior de Aracaju, padre Anderson Pina, além de vários sacerdotes e representeantes da sociedade.


Por Nailton Andrade e Alexandra Brito
Fotos: Alberto Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online