segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Divina Pastora facilita inscrições para Prominp


Moradores do município de Divina Pastora estão tendo acesso facilitado às inscrições para o processo de seleção pública que o Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), que se iniciaram na última terça-feira (17). O objetivo dos cursos ofertados é qualificar a mão-de-obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras. 

De acordo com o edital, estão sendo oferecidas 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. O processo é coordenado pela Fundação Cesgranrio, e as inscrições prosseguem até 12 de setembro. 

Para facilitar o acesso dos interessados ao processo, a Prefeitura de Divina Pastora preparou uma sala no Conselho Tutelar para realizar as inscrições, uma vez que o procedimento só é realizado pela internet. No local, as pessoas são orientadas sobre os cursos oferecidos e o nível exigido para cada um deles. 

A universitária Joelita dos Santos (28) foi uma das primeiras a fazer sua inscrição para o processo seletivo. Ela se inscreveu para o curso de soldador de estrutura e garante que vai se esforçar para ser uma das aprovadas. A estudante de Serviço Social elogiou a iniciativa da prefeitura em facilitar o acesso dos moradores às inscrições. 

“É uma oportunidade muito boa que a gente está tendo. Quero fazer dela uma chance para conseguir uma nova formação e, quem sabe, um emprego”, disse. Quem também aproveitou os primeiros dias de inscrição foi a dona de casa Lais Estefani Santos (19). Com nível médio completo, ela ainda não conseguiu um emprego e vê nessa oportunidade uma chance de ingressar no mercado de trabalho. Lais também se inscreveu no curso de reforço escolar que será oferecido pela prefeitura para os moradores de Divina Pastora. 

“Já conclui os estudos e vou voltar à sala de aula para me preparar melhor para a seleção. Tanto eu quanto meu marido iremos aproveitar essa oportunidade para melhorar de vida”, revelou a jovem. 

Segundo a prefeita Maria Augusta Lima Santos (PTB), o município resolveu investir na inscrição e preparação dos moradores com o objetivo de aprovar o maior número possível de residentes na seleção do Prominp. Na maioria dos casos, os participantes são eventualmente aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural.

“Nosso município é produtor de petróleo, mas sua população não está inserida nas vagas geradas por essa produção, isso, principalmente, por falta de qualificação profissional. Com isso, queremos que os novos empregos que estão previstos com os investimentos da Petrobras em Divina Pastora fiquem com a população”, justifica. 

O reforço será realizado nas escolas municipais dos povoados Bonfim e Maniçoba, e na Escola Fausto Cardoso, localizada na sede. As aulas irão acontecer de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, e aos sábados à tarde, com duração total de 156 horas.

assessoria empauta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online