Resgatar o prazer pela cultura e pela arte no município. Esse é o objetivo do projeto Centro de Arte e Cultura, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco, distante 97 km da capital, através de um convênio com a Petrobrás. O projeto oferece oficinas de dança, teatro e música para as crianças e adolescentes que participam do Peti.
“São cerca de 85 jovens inscritos no projeto. Lá eles têm acesso ao conhecimento técnico, a prática e a execução do que aprenderam”, explica a coordenadora do projeto, Rosa Cabral, lembrando que a primeira apresentação acontecerá amanhã, 6, em comemoração ao dia dos pais.“Nós aproveitamos as datas comemorativas para mostrar o que nossos jovens estão aprendendo”, completa.
De acordo com Rosa, é notório o interesse que a arte desperta nos jovens. Ela conta que no começo da oficina, alguns ainda mostravam certo receio em se entregar de corpo e alma ao projeto. “Hoje nós sentimos que vale a pena. Eu me emociono a cada novo passo que eles aprendem, a cada cena que montam, a cada instrumento que tocam. É muito gratificante”, revela.
A coordenadora acredita que projetos que envolvem arte e cultura são essenciais para o resgate da juventude. “O índice de marginalidade aqui em nosso município é muito alto e só quando trabalhamos com movimentos culturais conseguimos mostrar ao nosso jovem que existe um caminho bem mais seguro e feliz para ele seguir”, finaliza.
Luiza Sampaio assessoria empauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário