quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pacto de cooperação Gestores municipais participam de encontro


Reconhecer as potencialidades de cada município e trabalhá-las visando o desenvolvimento da região. Esse é um dos objetivos do “Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento do Baixo São Francisco”, uma parceria entre o Sebrae, Governo do Estado, Secretaria de Planejamento e as 14 prefeituras da região.

Hoje, 4, o projeto deu mais um passo com a realização do “Primeiro Encontro de Gestores do Baixo São Francisco”, que aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe, e fez parte da programação da Feira do Empreendedor 2010. “Trabalhamos temas como lei Geral, Empreendedor Individual, projeto Negócio a Negócio, entre outros”, explica Edilson Nascimento, gerente do Sebrae.

Mais de 80 pessoas participaram do encontro, entre prefeitos, secretários municipais e representantes do povo.
“A proposta é influenciar o processo de desenvolvimento dos municípios pelos caminhos do planejamento, inovação e gestão compartilhada, com foco nos potenciais econômicos e culturais locais e regionais”, esclarece Edilson.

Único - O presidente da Federação dos Municípios Sergipanos (FAMES), e prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, fez questão de participar do evento e avalia esse momento como sendo único para a região. “Todo o trabalho está focado no nosso desenvolvimento humano, cultural e econômico, por isso, temos que nos unir e trabalhar para que esse projeto continue dando certo”.

Ele acredita que os pequenos municípios, quando trabalham de forma individualizada, têm mais dificuldades para conseguir os investimentos. A partir desse projeto, o gestor público vai olhar para a região como um todo, não só para o seu município. “Condicionar a região para que ela trabalhe, realmente, como região, e alcance o desenvolvimento de forma unificada”, reforça o gestor.
Pacto de Cooperação - A idéia do Pacto de Cooperação é que, através da organização dos setores produtivos, seja possível promover o desenvolvimento regional através da geração de renda e postos de trabalho. A primeira fase do pacto foi realização do Seminário de Sensibilização sobre a importância do projeto.
A proposta nessa fase foi reconhecer nas localidades as forças e potencialidades dos municípios, visando o planejamento de um futuro que refletisse o real interesse da sua população, além de incentivar o diálogo e o comprometimento.
“Com a realização desse encontro com os gestores municipais, damos continuidade as atividades do projeto”, reforça Edilson.
O projeto compreende os municípios de Canhoba, Amparo do São Francisco Telha, Própria, Cedro de São João, Malhada dos Bois, São Francisco, Muribeca, Japoatão, Santana do São Francisco, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande. A região foi definida pelo planejamento territorial do Governo do Estado.
assessoria empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online