terça-feira, 24 de agosto de 2010

Resultado do Censo Educacional em Santana é positivo


Quase um mês e meio depois da realização do Censo Educacional em Santana do São Francisco, distante 126 km de Aracaju, os responsáveis pelo evento se reuniram ontem, 23, para avaliar os dados colhidos no município. A reunião aconteceu no Ministério Público Estadual (MPE), órgão responsável pelo Censo, juntamente com Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Para o representante da Promotoria dos Direitos à Educação do MPE, promotor Etélio Prado Júnior, Santana mostrou um ótimo desempenho. “A prefeitura está de parabéns pelo trabalho que tem feito no município, pois com o Censo tivemos a certeza de que em Santana a educação é levada a sério”, coloca o promotor.

E os dados comprovam a avaliação do MPE. O Censo Escolar visitou cerca de 1.800 domicílios no município, mas apenas 74 crianças ou jovens, entre três e 18 anos, foram detectados fora da escola. “Um número muito menor do que esperávamos, visto que a cidade é pequena e com uma mentalidade ainda muito retrógrada”, destaca.

O dado mais preocupante foi o número de crianças entre zero e dois anos fora das creches. “Tivemos um registro de 99 crianças nessa situação, mas, como não é uma obrigatoriedade, esse número não chega a abalar o bom resultado educacional do município”, esclarece o promotor, Etélio Prado.

Outro número alto foi o de pessoas acima de 18 anos e que estão fora das unidades escolares. “Nesse caso tivemos um grande registro, mas a maioria dessas pessoas já estão na fase adulta ou na terceira idade, e o estudo já não é tratado como prioridade”, justifica.

Projetos - Mesmo não sendo obrigatório, a prefeitura já tem projetos para a construção de duas novas creches em Santana, como explica o prefeito Ricardo Roriz. “Sabemos que as crianças nas creches desenvolvem o seu intelecto mais facilmente. Além disso, é uma ajuda para as mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos”.

Quanto ao caso dos maiores de 18 anos, o prefeito explica que os dados serão entregues ao Sergipe Alfabetizado para que o programa tente levar esses adultos de volta para o ambiente escolar. “É uma tarefa difícil conscientizar essas pessoas da importância da educação, mas no que depender do nosso trabalho, eles terão todo o apoio”, frisa.

Diante do bom resultado já comentado no início da matéria, Ricardo Roriz se mostra bastante orgulhoso e satisfeito. “É uma alegria para nós sabermos que nosso esforço tem dado resultado. A educação tem o poder de mudar o futuro das pessoas, e nós queremos um ótimo futuro para as nossas crianças e jovens”, destaca o gestor.

Próximo passo – O próximo passo do Censo Escolar em Santana do São Francisco será o pós-censo, que inclusive já tem data marcada para acontecer. “Será no próximo dia 19 de novembro. Até lá, as casas onde foram detectadas pessoas fora da escola serão notificadas e convocadas a comparecerem na Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes nesta data”, explica o pormotor.

“Lá elas serão devidamente matriculadas para que em 2010 todas as crianças e jovens de Santana estejam estudando e caminhando para um brilhante futuro”, completa Etélio Prado. A próxima reunião para definir os passos do pós-censo será no dia 13 de setembro, no MPE.
assessoria empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online