sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Itabaianinha: Prefeitura desmente denúncia do Sintese sobre falta de merenda escolar


Ao contrário do que divulgou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), as escolas da rede municipal de Itabaianinha, na região Sul do estado, não estão tendo falta de merenda escolar. De acordo com a denúncia da entidade, alunos do município estariam há 30 dias sem comida nos colégios da prefeitura.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Fernanda do Nascimento Santos, as escolas estão sendo abastecidas com alimentos perecíveis, uma vez que há 15 dias o próprio sindicato decretou uma greve na rede. 

“Como os alunos estavam há duas semanas de recesso e, quando iam retornar o sindicato iniciou a paralisação que já dura 15 dias, há escolas que há um mês não têm aulas. Mesmo assim, estamos abastecendo todas as dispensas com gêneros  não-perecíveis. Emitimos os Pedidos de Mercadorias dos gêneros perecíveis apenas para as escolas em funcionamento, evitando assim o desperdício”, explica. 

Segundo a secretária, foi feito um levantamento em toda a rede e detectou-se que em 15 escolas as aulas estão normais, sendo que nestes estabelecimentos a merenda está sendo fornecida normalmente. 

Investimentos 
Em relação às escolas, o prefeito de Itabaianinha, Joaldo Lima de Carvalho, o “Joaldo da Laranjeira” (PSDB), informou que uma empresa de engenharia foi contratada no final de 2009 para realizar um levantamento da situação de infraestrutura física de todos os prédios escolares. “Após visitar as escolas, a empresa apresentou a realidade dos prédios e, consequentemente, as suas necessidades de melhorias. Orientados por este levantamento, o Governo Municipal de Itabaianinha e a Secretaria Municipal de Educação vêm trabalhando com uma equipe de manutenção diária, objetivando melhorar gradativamente as condições básicas de funcionamento de nossas escolas”, detalhou Joaldo.

De acordo com o gestor, 14 colégios passaram por serviços de manutenção este ano e outros quatro por reformas mais complexas. “Além disso, estamos construindo três novas escolas municipais: uma no Povoado Rosário, uma no Sítio Pereira, localizado na periferia do Bairro Conveniência, e uma nas proximidades do conjunto Leonor Barreto Franco, no Distrito Industrial de Itabaianinha. Ainda na área de Educação, está praticamente pronta a Biblioteca Informatizada denominada ‘Indústria do Conhecimento’, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o SESI”, relata Joaldo da Laranjeira.

O prefeito disse que lamenta a atitude do Sintese em decretar a greve e garante que o município chegou ao seu limite máximo de comprometimento dos recursos do Fundeb e do tesouro municipal com o pagamento dos salários da categoria e a manutenção da estrutura da rede municipal de ensino. 

“Todas as nossas contas estão à disposição do sindicato. Já procuramos o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado para encontrarmos uma solução para esse impasse. O que não podemos é ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal e sermos responsabilizado por isso”, justifica.  
assessoria empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online