quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Imprensa confirma que renda irlandesa não deixará de ser confeccionada

No último sábado, 20, o impresso Jornal da Cidade (JC) divulgou uma matéria divulgando a possibilidade da renda irlandesa deixar de ser confeccionada em Sergipe, por causa da falta da principal matéria prima para sua produção: o lacê. Atualmente, existe apenas uma única fabrica no País que confecciona este material, que dá um acabamento mais refinado à técnica de costura. A arte centenária está muito ligada à cultura e história do município de Divina Pastora, que juntamente com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conseguiu torná-la Patrimônio da Cultura Imaterial do Brasil.

A Fábrica Ypu, que fica em Nova Friburgo (RJ), estava passando por dificuldades e ameaçava fechar as portas. Mas a informação foi retificada pelo próprio jornal que publicou hoje, dia 24, uma outra matéria acrescentando novas informações sobre a realidade da produção local.

Através da superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Oliva, o JC esclareceu que a fábrica confirmou que não mais pretende deixar de produzir o tecido e que o IPHAN está trabalhando para preservar a confecção em Divina Pastora.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria do Socorro Rocha, que também foi entrevistada na matéria, afirmou que independente do lacê deixar de ser fabricado, ou não, a produção de renda irlandesa não deixará de existir porque já existem outros materiais que podem substituir este tipo de produto.      

Outra ação que está sendo elaborada conjuntamente pela Prefeitura, IPHAN e Empresa Sergipana de Turismo (EMSETUR) para preservação da técnica é a Exposição Divina Renda. O evento fará parte da 2ª Semana de Rendas e Bordados de Sergipe, que será aberto a partir do dia 12 de setembro no Centro de Cultura e Arte J. Inácio, na Orla de Atalaia, em Aracaju.   
Veja na íntegra, a matéria do dia 24 de agosto veiculada pelo imprenso que fala sobre o assunto: http://www2.jornaldacidade.net/noticias_ver.php?id=13090.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online