Registrado como Patrimônio Cultural do Brasil, o modo de fazer renda irlandesa, tendo como referência o ofício das rendeiras de Divina Pastora, é agora acompanhado pelo Iphan, por intermédio da sua Superintendência em Sergipe.
Ao registro, sucede um Plano de Salvaguarda, que objetiva apoiar as detentoras do saber fazer renda irlandesa, buscando assegurar a transmissão do saber, a divulgação e a sustentabilidade do ofício.
Para tanto, foi constituído um Conselho Consultivo, presidido pelo Iphan, do qual participam representantes das rendeiras de Divina Pastora e de Laranjeiras e de várias instituições parceiras.
Na reunião do último dia 3 de agosto, na Sede da Superintendência, o SEBRAE passou a integrar o Conselho, pois uma das grandes demandas das rendeiras são as orientações sobre associativismo e cooperativismo, além da gestão de negócios, necessárias à sua organização.
Na ocasião, foi apresentado pela Diretora do Centro de Cultura e Arte J. Inácio, Marta Amaral, o projeto para a realização da II Semana de Rendas e Bordados de Sergipe, que ocorrerá no período de 12 a 17 de setembro vindouro, quando terá lugar a abertura da Exposição “Divina Renda”, que apresenta fragmentos da história e características marcantes desse bem cultural sergipano, permanecendo aberta ao público até o dia 10 de outubro.
A Secretaria de Estado do Trabalho, representada por Mônica Schneider, agregou à discussão a necessidade da preparação adequada das rendeiras para a participação em feiras de artesanato, chamando a atenção para os cuidados com a padronização e a modelagem das peças, além da qualidade na sua apresentação.
Finalmente, foi apresentado o texto preliminar de um Termo de Cooperação a ser firmado entre o IPHAN e as organizações e instituições integrantes do Conselho. Esse documento, que formaliza a parceria entre os envolvidos, subsidia a construção do Plano de Salvaguarda da Renda Irlandesa e será objeto de análise por todos os
integrantes do Conselho, antes de sua assinatura e publicação na Imprensa Oficial.
A reunião contou ainda com a presença de convidados, como o Secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, que falou do apoio da Secretaria às rendeiras locais, apresentando a consultora em designer, Gesik Gila, recentemente contratada para assessorar as rendeiras na produção de peças adornadas com renda irlandesa.
Fonte: IPHAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário