segunda-feira, 7 de junho de 2010

Curso da FHS aborda primeiros cuidados às vítimas de queimaduras

Para garantir um primeiro atendimento mais eficiente às vítimas de queimadura, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) promove uma capacitação sobre os cuidados que devem ser dispensados aos pacientes nas horas seguintes ao acidente. A capacitação, que acontece nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, na Universidade Tiradentes (Unit) é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras e conta com o apoio da Unit e do Banese.

O diretor-geral da FHS, Antônio Carlos Guimarães, ressaltou que o curso acontece num período do ano em que o número de vítimas costuma aumentar. “Sabemos que no Nordeste a tradição dos festejos juninos é muito forte. Por conta do manuseio de fogos de artifício, o índice de queimados costuma aumentar. É importante que possamos oferecer os primeiros cuidados da melhor forma possível para minimizar as seqüelas deste acidente”, destacou Antônio Carlos.

As primeiras 24 horas são fundamentais para essas vítimas. “É o período que pode mudar a história desse queimado, se ele tiver o tratamento correto. A queimadura é dinâmica, não é estática. Ou seja, não significa que se ela foi de segundo grau, permanecerá assim”, reforçou Cristina Serra, coordenadora do curso.

Segundo ela, esses cuidados diminuem não só a mortalidade, mas também a morbidade. “Em um paciente cujas queimaduras tenham sido graves, em duas horas muita coisa acontece. Por exemplo, pode existir uma alteração hemodinâmica, que leva a insuficiência renal e depois ele não recupera”.

O curso começou nos Estados Unidos e hoje é ministrado em toda América Latina. “É um curso muito bem organizado. Conta com a participação dos capacitados, trazemos casos clínicos e garantimos uma interação com o público”, destacou Cristina Serra.



ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online