quinta-feira, 3 de junho de 2010

Prefeitura começa pesquisa domiciliar em saúde bucal

Dez equipes de examinadores (dentistas e auxiliares de saúde bucal) treinados pela Prefeitura iniciam os trabalhos nesta segunda-feira, dia 7


Dez equipes de examinadores (dentistas e auxiliares de saúde bucal) treinados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciam na proxima segunda-feira, 7, a pesquisa nacional SB Brasil 2010. Os pesquisadores vão entrevistar e examinar a boca de 1.410 aracajuanos, nos próprios domicílios. As entrevistas terminam até o dia primeiro de julho de 2010.

A capital aracajuana foi sorteada pelo Ministério da Saúde para participar do SB Brasil. "O objetivo da pesquisa é traçar o perfil epidemiológico da Saúde Bucal da população brasileira e subsidiar as políticas públicas nessa área", afirma a coordenadora do Programa Municipal Saúde Bucal, Iucema Santana Santos.
Devidamente identificados com crachá, boné e avental verdes, com a logomarca do SB Brasil, os profissionais até a casa dos entrevistados. "A população deve contribuir recebendo os pesquisadores. E ninguém precisa se preocupar, esse exame não provoca dor e não demora mais de 20 minutos. Todo material utilizando durante o exame é  descartável", explica a técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Agda Maria Vasconcelos.
Uma das entrevistadoras, a cirurgiã-dentista Vera Olinta diz que participar do SB Brasil é uma realização profissional. "Tenho muito orgulho de ter atuado no SB Brasil de 2003 e depois de sete anos vou participar desta nova edição. Essa pesquisa é história e tem papel fundamental para que o governo federal possa construir novas políticas para ampliar a assistência à nossa população em saúde bucal", analisa Vera Olinta que faz parte da equipe de Saúde Bucal da USF Onézimo Pinto.
Capacitação e identificação
Para o SB Brasil, a SMS capacitou 12 equipes de cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal para atuarem na pesquisa. A capacitação terminou ontem, dia 01, com a entrega de material de trabalho e fardamento. Dos equipamentos, cada equipe recebeu um computador de mão - PDA do IBGE; onde deverão ser digitalizados as informações das entrevistas; caixas com materiais esterilizados (espelhinhos e sonda bucal); um kit de identificação do pesquisador (bolsa, boné e avental de cor verde com a logo da pesquisa) e ainda protetor solar e um mapa para localizar as casas que cada equipe visitará.
As equipes de saúde bucal foram treinadas em turmas de três grupos, com a Oficina de Calibração para Examinadores e Anotadores. A capacitação foi realizada entre os dias de 17 maio até ontem, dia primeiro. Cada grupo de pesquisadores participou de 32 horas de treinamento: 16h teóricas e 16h práticas. As aulas acontecem das 7h30 às 17hs no, Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), situado na Rua Carlos Prestes, n° 96, Ponto Novo.
Para a coordenadora do SB Brasil em Sergipe, Tereza Cristina Mesquita, a oficina de Calibração proporcionou a todos os pesquisadores um mesmo olhar técnico sob cada um dos quesitos que serão avaliados durante a colheita de dados deste levantamento. "Essa técnica de abordagem dará
maior credibilidade a pesquisa", diz.

Bairros e entrevistados
Os grupos de interesse da pesquisa abrangem as faixas etárias de cinco a 12 anos; de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, e de 65 a 74 anos. Dentre os bairros sorteados para participar desse levantamento estão residência do centro da cidade e os bairros Salgado Filho, Suíssa, Grageru,
Cirurgia, Siqueira Campos, Atalaia, José Conrado, Aeroporto, 18 do forte, Santos Dumont, Jardim Centenário, Inácio Barbosa, Santo Antônio, Lamarão, Cidade Nova, Jabotiana e Coqueiral. Alguns bairros terão duas áreas censitárias a serem visitadas na pesquisa, são eles: Ponto Novo, Coroa do Meio, Farolândia, São Conrado, Bugio e Soledade.



Fonte: SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online