quarta-feira, 30 de junho de 2010

Número de queimados por fogos de artifício aumenta em 2010


Foto: Sérgio FerreiraNa maior parte das ocorrências as vítimas são crianças (Foto: Sérgio Ferreira)
Os festejos juninos terminaram, mas para algumas pessoas o período será lembrado por um bom tempo. De acordo com informações do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), o número de queimados por fogos de artifício neste ano aumentou em relação ao ano passado. O número também revela uma estatística preocupante, na maior parte dos casos atendidos as vítimas são crianças.

De acordo com os dados do HUSE foram realizados 27 atendimentos relacionados com os festejos juninos. Foram 23 casos de queimaduras por fogos de artifício e outros 4 por queimaduras em fogueiras, números que são quase o dobro dos registros de 2009.
Segundo a diretora clínica do Huse, além do novo índice, os casos chamam a atenção pela gravidade. "Mesmo com as nossas campanhas de conscientização, existe muito descuido. Quando as queimaduras são de menor porte, os profissionais realizam pequenos curativos no Pronto-Socorro e o paciente é liberado. Nesses últimos casos, notamos o comprometimento de mais de um membro, o que pode deixar sequelas no corpo por toda a vida", explicou.
Para a cirurgiã plástica Madeleine Ramos, em 2010, alguns fatores sociais incrementaram o número de vítimas. "A euforia da Copa do Mundo e a cultura nordestina de soltar fogos para celebrar a festa popular se somaram e foram decisivas no total de atendimentos. Diante dessa demanda, tivemos que intensificar os procedimentos já realizados ao longo do ano", informou a cirurgiã plástica.
Com informações da AAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online