quinta-feira, 17 de junho de 2010

RIACHUELO Agricultores recebem cartão do programa Mão Amiga


Na manhã de hoje, 17, foi entregue a primeira remessa de cartões do programa Mão Amiga aos agricultores rurais da cana-de-açúcar de Riachuelo, município localizado a 29 km de Aracaju. O programa é uma iniciativa do governo de Sergipe, e conta com a parceria das prefeituras municipais.
A assessora técnica de projetos do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Ana Cristina, explica como funcionou o trabalho. “Fizemos a validação, conferência, transferência, entrega do cartão e da senha. Daí, os trabalhadores seguiram de imediato para o Ponto Banese para efetuar o saque do dinheiro”.
De acordo com a assessora, é preciso que o beneficiário comprove que está desempregado para receber o benefício por completo. “Se o trabalhador já estiver empregado, ele receberá apenas essa parcela e depois terá o cartão bloqueado”, completa.
A secretária de Assistência Social de Riachuelo, Selminha Santana, disse que a iniciativa mostra a preocupação dos governos com os trabalhadores rurais. “Nossa meta é oferecer uma qualidade de vida melhor para a população”, conclui. 
A organização na entrega dos cartões agradou os trabalhadores rurais. “Os governos estadual e municipal nos atenderam muito bem, e estão de parabéns pelo funcionamento do programa”, comenta o agricultor, José dos Santos. 
O programa - O projeto Mão Amiga é uma parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais de 14 cidades, que atinge os cortadores de cana-de-açúcar e os catadores de laranja que ficam sem trabalho entre os meses de maio e agosto (período de entressafra).
A iniciativa garante uma bolsa de renda mensal de R$ 190, com recursos do Fundo Estadual de Combate à PobrezaA única contrapartida exigida dos beneficiados pelo Estado é que pelo menos um membro da família participe de atividades de capacitação profissional disponibilizadas pela Setrapis.
O programa 'Mão Amiga' é desenvolvido pela Seides em parceria com as secretarias de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade (Setrapis), da Agricultura (Seagri), o Banese e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase).
 Luiza Sampaio

Um comentário:

  1. eu sou cristina eu sou catadora de laraja e teno o cartao mao amiga eu resibi o ano pasado e agora meu nome nao veno na lista de aprovado e nei na reprovada nao e so eu nao tene mais pensoa veio foi de qei nuca tirou laraja na vida iso e ijustisa q trabala nao tira e q nuca foi na roça tira eu espero q alguei oli iso eu vivo na roça eu nao vou resebe e qei nao sabe o q tira uma laraja resebe eu espero q algue resova iso porq iso nao pode acontece eu tou muito triste com iso eu sou mae de fomilha e presiso muito desi dienro

    ResponderExcluir

Usuarios online