quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ariano Suassuna abre a Feira do Empreendedor

Ariano Suassuna abre evento em Aracaju
Ascom Sebrae Sergipe

O grande teatrólogo, romancista e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ariano Vilar Suassuna, irá abrir com chave de ouro a Feira do Empreendedor no dia 4 de agosto no Teatro Tobias Barreto. A aula-espetáculo busca a identidade da cultura brasileira em suas raízes indígenas, portuguesas e africanas.
 Para o superintendente do Sebrae Emanoel Sobral “a escolha de Ariano Suassuna é excelente, pois ele é uma figura regional de vasto conhecimento e que com certeza irá atrair grande público para assistir a palestra sobre cultura regional”, afirma.
 A palestra show ‘Raízes Populares da Cultura Brasileira’ conta com elementos visuais e musicais que contribuem para o envolvimento da plateia com o tema. Uma série de imagens especialmente selecionadas ilustra os projetos ‘A Onça Malhada’ e ‘A Favela e o Arraial’ que Suassuna, como Secretário de Estado da Cultura de Pernambuco, estimula a produção de arte de qualidade com elementos da cultura brasileira.
 As aulas-espetáculo levam dança, teatro, música, canto e literatura através de apresentações criadas e realizadas por Ariano e sua equipe aos estudantes, moradores de comunidades carentes e interior pernambucano.
 Suassuna nasceu a 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa. Quinze anos depois se mudou para Recife onde concluiu o segundo grau. Aos 23 formou-se em Direito e aos 33 em Filosofia. O amor pela arte literária iniciou aos dezesseis anos com as poesias. Aos vinte lançou sua primeira peça teatral ‘Uma Mulher Vestida de Sol’.
 Os maiores sucessos de Ariano foram ‘O Auto da Compadecida’ de 1955 e a ‘Pedra do Reino’ de 1971 que deram origem a filme e minissérie de televisão. Suassuna sempre foi um incentivador da cultura popular nordestina, ele é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular e foi idealizador do Movimento Armorial. Atualmente o paraibano ocupa o cargo de secretário de Cultura de Pernambuco.

Fonte: emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online