quarta-feira, 7 de março de 2012

Tobias Barreto: Descaso em cemitério revolta a população


Sujeira, caixões abandonados e superlotação são alguns dos problemas.
Sem controle, muitas vezes corpos são sepultados em covas já ocupadas.


Descaso em cemitério de Tobias Barreto (SE) revolta a população. (Foto: Divulgação/Gilson Ramos)Sinais do abandono no cemitério de Tobias
Barreto. (Foto: Divulgação/Gilson Ramos)
O descaso na administração do Cemitério Nossa Senhora Imperatriz dos Campos tem causado revolta na população do município de Tobias Barreto (SE), a 127 km de Aracaju. Segundo denúncias, a falta de manutenção do espaço pode ocasionar diversos problemas de saúde pública. Mesmo porque, há muita sujeira e mato no local, caixões abandonados em diversos pontos do cemitério e covas abertas.
“Um verdadeiro desrespeito com a comunidade e principalmente com os parentes de pessoas sepultadas no espaço, pois até a visitação tem se tornado algo inviável e muito desagradável”, revelou o radialista Gilson Ramos.
O cemitério é administrado pela Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, que tem recebido diversas cobranças por parte da população, porém até o momento, nenhuma melhoria foi realizada no local.
“É uma situação muito triste, e o pior que essa realidade não se restringe somente a Tobias Barreto, mas em outros municípios sergipanos o descaso com nossos mortos tem sido algo constante. A comunidade pede que providências sejam tomadas com urgência, antes que restos mortais comecem também a ficar expostos”, enfatizou Gilson.
A reportagem do G1 SE entrou em contato com a Paróquia Nossa Imperatriz dos Campos, mas o responsável pela administração do cemitério não foi encontrado para prestar esclarecimentos sobre os problemas denunciados pela população.
Cemitério municipal
De acordo com a Prefeitura de Tobias Barreto estudos de impacto ambiental foram encomendados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Adema), para a instalação de um cemitério municipal.
“Alguns terrenos estão sendo estudados para que a área mais apropriada, para a instalação do cemitério municipal, seja determinada. Isso porque, há o reconhecimento da prefeitura em relação à superlotação do Cemitério Nossa Senhora Imperatriz dos Campos”, disse o secretário da Administração e Planejamento Participativo, José Avelanje Santana.
A superlotação do cemitério administrado pela paróquia tem causado outro agravante, a questão ambiental. Já que de acordo com a prefeitura, a proximidade do local com o Rio Real, que corta a cidade pode causar a contaminação das águas. “Devido à falta de espaço, os sepultamentos tem sido realizados em diversas áreas, inclusive próximo ao rio. Por isso, nossa preocupação em disponibilizar outro espaço para receber os entes queridos dos tobienses, tem aumentado ainda mais”, informou.
Segundo o prefeito do município, Adilson de Jesus Santos, dos quatro terrenos disponibilizados para o estudo, um foi considerado adequado pelos técnicos da Adema. “Esse espaço está localizado próximo à rodovia estadual de acesso à cidade de Poço Verde, ou seja, um pouco distante da nossa cidade. Mas, de acordo com os técnicos um cemitério não pode ser instalado a menos de 500 metros da cidade ou de rios, e no caso de Tobias Barreto, dois deles passam pela cidade, o Real e o Abeberis”, ressaltou.
Ainda segundo o prefeito, mesmo a área tendo sido aprovada, há outro impasse. “Teremos que fazer algumas desapropriações para então que o espaço seja liberado. Acredito que no prazo máximo de 90 dias a situação esteja resolvida. Além disso, iremos nos reunir com membros da Paróquia Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, para definir se o novo cemitério será administrado por eles ou pela prefeitura”, afirmou Adilson.
G1-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online