quinta-feira, 1 de março de 2012

Vigilância Sanitária mantém fiscalização no Mercado


Irregularidades devem ser resolvidas no prazo de 20 dias
Duplas de técnicos em saneamento da Vigilância inspecionam diversas barracas(Foto: Ascom SMS)
Equipes de técnicos em saneamento da Vigilância Sanitária Municipal realizaram vistorias de rotina nas barracas do Mercado Albano Franco, durante a manhã da terça-feira, dia 29. A ação itinerante, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, reforçou os cuidados em higienização para correta manipulação no preparo e comércio de alimentos no mercado de Aracaju.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, destaca que as visitas de rotina da Vigilância Sanitária continuam a ser realizadas normalmente após o mutirão de limpeza realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). "Todos, principalmente os comerciantes, devem adotar cuidados permanentes para prevenir a contaminação de alimentos, contribuindo para garantir a saúde da comunidade. As orientações das equipes da Vigilância Sanitária devem ser seguidas e vistas como um benefício para todos, comerciantes e consumidores", afirma.
"Manter a higiene adequada das barracas, sempre lavar as mãos antes de tocar os alimentos, conservar a mercadoria em recipientes plásticos e com a temperatura adequada são cuidados que fazem toda a diferença", acrescenta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica.
Inspeções
As duplas de técnicos em saneamento da Vigilância Sanitária seguiram inspecionando diversas barracas de frutas, peixes, verduras e outros. "Observamos as condições de limpeza nos processos de trabalho e nas barracas dos feirantes. Em casos de irregularidades, aplicamos advertências, emitindo o auto/termo para que no prazo de até 20 dias a situação seja regularizada pelo feirante", destaca o técnico em saneamento, José Osmário.
Durante as inspeções, os agentes da Vigilância Sanitária observam e orientam para adoção de boas práticas como uso de lixeira com tampa, a limpeza das caixas plásticas onde os alimentos são postos, a eliminação do uso dos cestos de palha, a limpeza das lonas de plástico e se as bancadas estão revestidas com materiais adequados que facilitem a higienização diária.
Boas Práticas em Higiene
Muitos feirantes relatam que já aprenderam cuidados importantes e ficam gratos pelo trabalho de prevenção e combate realizado pela Secretaria Municipal da Saúde.  "Trabalho aqui há mais de 15 anos e os agentes da vigilância estão sempre circulando. Acho que essa fiscalização é muito importante porque algumas pessoas não têm consciência do risco que a falta de higiene proporciona a nossa saúde", revela Gilmar Silva que ficou feliz de receber elogios em mais uma inspeção à barraca de frutas.
A esposa de Gilmar, dona Maria Jacira, revela que para manter o ambiente limpo a lavagem da barraca e os cuidados na manipulação e correta conservação das frutas são uma rotina. "Precisamos estar sempre prontos para levar o melhor para os clientes. E com a chegada da Semana Santa, as vendas aumentam e por isso redobramos os cuidados", diz.
Continuidade
Nas próximas semanas as equipes da Vigilância Sanitária Municipal retornarão aos pontos vistoriados no Mercado Albano Franco para fiscalizar o cumprimento das orientações.  Os técnicos em saneamento da SMS também seguem investigando denúncias e realizando novas inspeções em estabelecimentos da capital.
Fonte: Ascom SMS

Um comentário:

  1. Porque não fiscalizam o Bar Corno Velho, rua Alu Campos 05 - rua do Deppan, que esta funcionando sem Licença Ambiental, sem Alvará da Vigilância Sanitária e despejando detritos dentro do Rio Poxim? E tem mais, já responde processos no MPE e no MPF/SE! Essa e a cidade da Qualidade de Vida?

    ResponderExcluir

Usuarios online