Por Aparecido Santana
Indignados com o aumento repentino da tarifa do transporte coletivo, estudantes de Aracaju decidiram fazer manifestações na grande Aracaju. No último dia 24 de Janeiro os estudantes fizeram uma passeata em frente ao Colégio Estadual D. Luciano, o grupo reivindica a redução do valor da passagem de ônibus.
O protesto é contra a decisão da prefeitura que, autorizou o reajuste da tarifa do transporte coletivo de R$ 1,95 para 2,10. A medida pegou os aracajuanos de surpresa e grupos liderados por estudantes contestam a decisão
A manifestação está sendo organizada por entidades formadas pelos grupos: MST, USES, MOTU, Associações bairros, Grupo Mexa-se, PSOL, PSTU, ANEL, MPL, ENECOS, CACAM, CUT, CONLUTAS, SINDICAGESE, SINDICAM, DCE/UFS, ASSEMBLÉIA POPULAR, Conselho de Residentes/UFS, os grupos formaram o movimento Frente em defesa do transporte público.
O Movimento Passe livre surgiu em Salvador em 2003 quando milhares de jovens, liderados por estudantes fecharam as vias públicas, protestando contra o aumento da tarifa. Durante os 10 dias de manifestação, a cidade ficou paralisada. O evento foi tão significativo que se tornou um documentário, chamado “A Revolta do Buzu”, de Carlos Pronzato.
O movimento frente em defesa do transporte público está liderando a assinatura de um abaixo assinado que está circulando nos bairros, além da redução da tarifa o movimento reivindica a abertura de um debate amplo e democrático sobre o transporte público na grande Aracaju.
Fonte: Sergipe em Destaque
Nenhum comentário:
Postar um comentário