sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vereador considera utopia construção de autódromo em Itabaiana

O primeiro secretário da Câmara Municipal de Itabaiana, Sergipe, vereador Jose Francisco (Francis) de Andrade (PMDB), da bancada do prefeito, foi à tribuna, nesta quinta-feira, (18), para questionar e contestar informações dadas pelo secretário de Comunicação do município, Marcos Aurélio Santos Costa (PPS), que comemorou os 90 mil acessos ao site oficial do município. O secretário representou o prefeito Luciano Bispo.
Francis pediu provas documentais do que afirmava o secretário: “causou-se espécie secretário, quando vossa senhoria disse que mais de 90 mil pessoas acessam o site da prefeitura de Itabaiana. Eu gostaria de saber onde é que se comprova isso, eu gostaria de ver esse documento de 90 mil pessoas que acessam”, pediu
Francis também se disse impressionado com o índice de 82% de aprovação na rede municipal de educação, mas ironizou ao dizer que o presidente da casa, Heleno Tavares da Mota, lhe informou que no povoado Pé do Veado tem uma escola importante onde estudam alunos da 1ª 2ª 3ª e 4ª series do ensino fundamental, todos numa mesma sala. Para Francis “é algo que só ocorria há décadas atrás”.
Trânsito - O parlamentar governista também falou sobre o transito urbano de Itabaiana e cobrou do governador Marcelo Deda (PT) o cumprimento da promessa feita durante seu discurso de inauguração da Rota do Sertão no povoado Terra Dura, de doar a sinalização do transito urbano do município: “ele se comprometeu de viva voz (…) de que essa sinalização viria e até agora a gente não a vê”.  O vereador considerou “titânica” a luta do subtenente Mello e seus poucos comandados para melhorar o transito da cidade: “o município tem que criar melhor estrutura para a SMTT”, pediu.
Em sua exposição, o secretário de Comunicação anunciou o projeto para a construção de um autódromo que deverá receber a formula truck, e ouviu do vereador que “é muito bom ter um autódromo em Itabaiana, mas, continuou batendo na tecla que o terminal rodoviário de passageiro é uma prioridade bem maior, porque o improviso que nós temos em Itabaiana é algo vergonhoso. São Topics, as Vans parando nas portas do povo e um terminal de passageiro que a Prefeitura não se digna em colocar sanitário público para a população”. Francis se referiu ao terminal implantado ilegalmente há cerca de nove anos, durante o terceiro mandato de Luciano Bispo, na praça Etelvino Mendonça, pela Cooagreste, cooperativa de transportes de passageiros, controlada pelo ex-vereador Wilson (do Táxi) Jose dos Santos. O vereador denunciou que o município “não recebe um centavo do que é arrecadado no terminal pela cooperativa” e deu a entender que há um esquema de apoio eleitoral a candidatos em eleições estadual e municipal.
Utopia - Voltando a falar sobre o autódromo, o vereador considerou a idéia uma utopia: “Acho muito boa essa idéia de autódromo, agora, para o momento eu acho uma utopia. A gente vai construir aonde esse autódromo? Disse há, na terra Dura. Por que? Por quê pode ter uma formula truck. Eu acho isso mais com a cara de truque, sem ser o truque do caminhão, entendeu…?” e o vereador continuou “porque vem; se trouxer vai trazer uma formula truck uma vez praqui (sic); e depois vai simbora (sic), se trouxer vai gastar uma fortuna, depois vai embora, vai ter corrida de calango, de lagartixa, de sapo e grilo lá, e o mato crescendo como têm vários no país”.
O vereador Francis de Andrade, que também é homem de comunicação (ele é radialista), condenou o investimento feito com dinheiro do município durante a Micarana de 2009 para que a TV Atalaia transmitisse o evento ao vivo, depois da meia-noite. Segundo ele, foi gasto uma fortuna para ninguém assistir. Francis ainda sugeriu: “é muito melhor se conseguir um flash em um telejornal e a publicidade anterior em horários, você pega esse dinheiro, você fatia ele, você coloca na publicidade de pico, que não é barata, é cara (…), então eu acho muito melhor do que se colocar essa grana para transmitir de meia-noite em diante, se colocar uma publicidade anterior à festa em horários interessantes. Agora se gastar dinheiro a meia-noite, aquilo ali é audiência pra Lobisomem, Coruja Teteu e espanta boiada”.
Finalizando o vereador disse que “é eleito e pago pelo povo de Itabaiana sem nenhum conluio político, sem nenhum patrocínio ou padrinho. É o povo que me elege, nada mais justo, nada mais coerente, nada mais equilibrado, sensato e racional do que eu fazer para com esse povo a devolução do meu credito desse serviço, que me foi condicionado, que me foi dado à oportunidade”.
Fonte: faxaju

3 comentários:

  1. Hoje Existe uma federação Sergipana de automobilismo e esta possui vários clubes associados que podem muito bem fazer uso deste autódromo durante todo o ano com vários eventos estaduais e nacionais gerando assim arrecadação para o município de Itabaiana. Os eventos automobilisticos hj se comparam ao eventos de futebol (de outros estados) que atraem milhares de pessoas e turistas... acesse www.arrancadaemsergipe.com que verá o quão grande são estes eventos e sua periodicidade!!!

    ResponderExcluir
  2. beleza então..
    sem autódromo = continuação de rachas nas ruas (que tem quase todos os dias) que o senhor vereador não vê porque só critica as idéias e as obras..

    o autódromo não só servirá para formula truck.. temos aqui em Sergipe: Campeonato de Arrancada, Pilotos de moto (que se arriscam em ruas porque não temos um autodromo), Campeonato de Kart e até Campeonato de Ciclismo...

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. A culpa dos rachas nas ruas é do poder público por falta de autódromo? Interessante! Então a culpa de haver tantos drogados fumando crack nas ruas é por falta de um "cracrodromo"?

    ResponderExcluir

Usuarios online