As crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Santa Rosa de Lima tiveram uma dia diferente nessa quinta-feira (29). Uma iniciativa da Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Ação Social, promoveu diversas atividades e movimentou a criançada com oficinas educativas, apresentações culturais e brincadeiras com direito até a pipoca e aldodão doce.
O dia começou com as oficinas culturais em que os alunos fizeram desenhos, modelagens e pinturas. Além disso, as crianças apresentaram uma peça teatral alertando os colegas sobre a preservação do meio ambiente e os cuidados que devem ser tomados para manter a cidade limpa.
A mensagem de cuidado com os animais e as árvores estava na ponta da língua. “Os bichos são nossos amigos, temos que cuidar deles e da natureza. Também não podemos jogar lixo na rua nem sujar nossos rios”, lembra a pequena Iana Alves de Jesus, de apenas 8 anos.
Depois da apresentação foi a vez do palhaço Soró entrar em cena. O personagem animou a criançada, arrancou boas risadas e promoveu até um desfile de moda com os alunos. A alegria contagiou todos os presentes do começo ao fim. Para Edne Oliveira Santos, 10 anos, o dia foi bastante especial. “Está muito divertido, estou feliz por estar aqui brincando com meus amigos”, contou.
Mas o dia não foi só de brincadeiras para as quase 200 crianças atendidas pelo PETI. Em parceria com o Sesi, foram distribuídos para os alunos gibis sobre internet e outros que alertavam sobre os perigos da pirataria e do contrabando. A saúde também esteve presente com os ´escovódromos´ que ensinavam como fazer a higienização bucal corretamente.
“A gente trouxe aqui para eles várias brincadeiras, mas não esquecemos também de reforçar ponto importantes para vida deles. Como a saúde bucal e a preservação da natureza. Tenho certeza que eles estão gostando”, afirmou a secretária municipal de ação social, Gilná Xavier.
Para o prefeito de Santa Rosa de Lima, Eduardo Prado Júnior, o Dudu (PTB), a iniciativa alegra as crianças e os ensina a viver melhor em sociedade. “É um dia diferente e importante para eles já que, além de se divertirem, estão aprendendo. Ações assim são importantes por que, de uma forma educativa, evita que as crianças fiquem nas ruas e ajudam na integração deles com os coleguinhas”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário