terça-feira, 24 de novembro de 2009

Seminário dos Municípios prossegue até hoje

Prossegue até hoje (quarta, 25), no município de Propriá, região do Baixo São Francisco, o último ciclo de palestras do 1º Seminário dos Municípios Sergipanos. O encontro é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com a Associação dos Municípios do Baixo e Vale do São Francisco, Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba e a Associação dos Municípios da Região Centro-sul de Sergipe, com o apoio da Prefeitura de Propriá.


O objetivo é levar à equipe de gestores da região do Baixo uma reflexão sobre a gestão pública a partir de um conteúdo temático do cotidiano de cada administração, fornecendo informações e orientações sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento das atividades.
O seminário foi realizado nos dias 17 e 18 deste mês em Carmópolis e na última quinta e sexta-feira em Estância. De acordo com o assessor jurídico do TCE, Marcos Brito, o Tribunal de Contas entende que está cumprindo o papel de orientar o gestor quanto às demandas existentes na administração pública.
“O TCE vindo até os municípios é possível que estas demandas sejam eficientes e responsáveis. Durante os três ciclos de palestras discutimos temas relevantes como PSF, convênios e termos de parcerias com as ONG’S, negociações de dívidas municipais com o INSS e as principais causas de rejeições das contas no final da gestão. Saímos do âmbito de fiscalização para a orientação”, disse o assessor.


Na avaliação do presidente da Associação dos Municípios do Baixo e Vale do São Francisco, Ricardo Roriz, através de parcerias é que se constroem municípios melhores e, consequentemente, um Estado melhor. “Neste seminário, os técnicos e gestores das administrações públicas têm a oportunidade de tirar dúvidas para que ao final do mandato possamos deixar os municípios sem qualquer prejuízo e para que os gestores também não sejam penalizados com os possíveis erros que poderiam ser evitados por falta de informação. Em 2010 e nos anos seguintes vamos continuar com a parceria do TCE. Queremos estar atentos a todas as mudanças, afirmou Roriz.


O prefeito de Propriá, Paulo Britto, reiterou a importância do seminário e agradeceu ao TCE. “Com a realização deste encontro, fica claro que os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado estão tendo uma nova visão, permitindo um diálogo maior e, acima de tudo, desenvolvendo um trabalho de orientação e informação, para que no futuro não tenhamos problemas. O conselheiro e presidente do TCE, Reinaldo Moura, atendeu a um pedido feito pelas associações dos municípios e agora os servidores saíram dos gabinetes para trazer o melhor às cidades do interior. Atitude brilhante”, elogiou Paulo Britto.


Fonte: empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online