terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jerônimo quer emendas coletivas estruturantes para o interior

Na reunião que acontece amanhã (24), às 11 h, no gabinete do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), coordenador da Bancada Federal para assuntos ligados ao Orçamento Geral da União, o deputado federal Jerônimo Reis (DEM) disse que irá apresentar três emendas coletivas que estabelecem investimentos importantes para o interior de Sergipe. Sergipe tem direito a 15 emendas coletivas ao OGU, sendo que cada um dos onze parlamentares (8 deputados federais e 3 senadores) têm direito a uma e as outras quatro são discutidas em comum entre bancada e o governo estadual.

Para Jerônimo, é importante que os colegas entendam a necessidade de buscar mais investimentos para o interior de Sergipe, uma vez que Aracaju, na maioria das vezes, fica com mais de 80% das emendas coletivas. Das quatro que ainda restam, o deputado entende que três devem ser colocadas para obras nos municípios sergipanos.

Uma das sugestões que serão apresentadas pelo deputado federal é a construção de dois matadouros regionais, sendo um em Itabaiana e outro em Lagarto. “Essa é uma necessidade grande hoje. Sergipe tem apenas um abatedouro particular legalizado que não atende à demanda do estado. Com isso, boa parte da carne consumida vem de matadouros municipais, que não têm a mínima condição de funcionamento, ou é procedente do abate clandestino. Os dois casos podem causar sérios riscos à saúde da população”, adverte.

Além disso, de acordo com ele, os prefeitos têm sido pressionados pelo Ministério Público das suas cidades a resolverem essa situação, algo que se torna difícil, pois não há recursos municipais suficientes para a construção de matadouros em cada cidade. “Construindo um em Itabaiana e outro em Lagarto seria possível atender a vários municípios circunvizinhos, inclusive Aracaju, que poderia receber a carne abatida em Itabaiana, cuja distância é de pouco mais de 40 quilômetros”, explica Reis.

A terceira emenda que será apresentada pelo parlamentar prevê recursos para a implantação de novos cursos de nível médio e superior no Instituto Federal Tecnológico de Sergipe, em Lagarto. “Esta emenda deve ser abraçada por todos os parlamentares de Sergipe, uma vez que estabelece ensino gratuito e de qualidade aos jovens que residem no interior de Sergipe. Acredito que teremos o apoio dos colegas para viabilizar esses investimentos considerados essenciais para o desenvolvimento do Estado a partir dos municípios”, defende Jerônimo Reis.

fonte: empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online