O Natal dos aracajuanos deste ano não terá o brilho das milhares de lâmpadas da árvore montada na região do Bico de Pato, na Atalaia. O avanço do mar e consequentemente do Rio Sergipe e Poxim cobriu a área onde a estrutura era fixada.
Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 18, o assessor de comunicação da Energisa explica o que motivou a decisão. “Uma equipe técnica analisou o local e identificou que a água continua tomando parte do terreno. Foi uma decisão difícil, mas não temos alternativa imediata. Como medida de segurança decidimos que em 2011 a árvore não será montada”, explica o assessor Augusto Aranha.
O monumento já foi montado 22 vezes, exceto em 2001 por causa do racionamento de energia em todo o Brasil, em 2008 devido ao acidente e neste ano pelo nível da maré. “A árvore projetou muito o Estado para o mundo, pois esteve no livro dos recordes duas vezes como a maior árvore de luzes do mundo em 2008 e 2010”, enfatiza Aranha. No ano passado, a estrutura chegou a 130,46 metros de altura, mais de 21 mil lâmpadas e pesava quase 16 toneladas.
O Parque da Sementeira chegou a ser apontado como uma opção, mas como as pessoas chegariam muito próximo, o local foi descartado. A Atalaia Nova e a Orla da Atalaia também apareceram como alternativa, mas por conta da segurança e visibilidade a ideia não foi colocada em prática.
“A empresa continua estudando outras possibilidades e espera em 2012 presentear a população com um novo monumento natalino. Espero que todos compreendam a decisão, pois sei que a árvore sempre estará na memória dos sergipanos.”, finaliza Aranha.
Marina Fontenele/Cinform
Nenhum comentário:
Postar um comentário